1995 - McLAREN F1 CREIGHTON BROWN

O McLaren F1 é um dos carros mais importantes da década de 90. Não só porque conseguiu tornar-se o superesportivo com motor de aspiração natural mais rápido do planeta (título que conserva até o dia de hoje), mas porque significou um importante salto de qualidade para a indústria automobilística mundial. Foram fabricadas apenas 106 unidades e uma delas buscará comprador no próximo mês de agosto. Este McLaren F1 de 1995 com somente 387 km rodados será leiloado.
Trata-se do chassi 029 da série limitada, o que o converte na entrega número 25 de um McLaren F1. Está terminado na exclusiva cor Creighton Brown, que recebe o nome do executivo que teve um papel decisivo no estabelecimento da empresa. Além disso, é o único F1 que apresenta esta cor. O interior exibe um estofamento que mescla couro Light Tan e Dark Brown. Tudo neste F1 é completamente original, incluindo as rodas de 17 polegadas que cobrem o potente sistema de freios assinado pela Brembo.
O carro foi entregue novo em 1995 a um comprador japonês que o manteve escondido em sua coleção privada. Enquanto permaneceu no Japão, foi conservado cuidadosamente e raramente foi conduzido, o que contribuiu para conservá-lo em sua condição atual. Hoje pertence a um proprietário nos Estados Unidos, que o conservou no mesmo estado que foi entregue. No último quarto de século, o superesportivo mais icônico da McLaren rodou somente 387 km, o que equivale a uma média de menos de 15 km ao ano. Inclusive conserva os pneus Goodyear Eagle F1 originais, o que o situa como um dos exemplares mais bem conservados que existem.
Debaixo do capô se esconde um motor V12 de 6.0 litros e aspiração natural procedente da BMW Motorsport. O propulsor foi modificado originalmente para desenvolver mais de 100 cv por litro, com uma faixa de giros que alcança as 7.500 rpm. Gera 627 cv de potência e 651 Nm de torque máximo, gerenciados através de uma transmissão manual de 6 velocidades. Esta combinação, com um peso de pouco mais de 1.100 kg, permitiu que registrasse uma velocidade máxima de 391 km/h em 1998.
Agora, este McLaren F1 de 1995 com somente 387 km será leiloado pela Gooding & Company. Um evento organizado em Pebble Beach (Califórnia) nos dias 14 e 15 de agosto. Espera-se que supere os 14 milhões de dólares durante o leilão.