2024 - McLAREN GTS
Quando o GT foi apresentado em 2019, a McLaren queria que fosse um veículo ao alcance de muitos clientes. Para 2024, o gran turismo se renova pela primeira vez com o novo modelo GTS, um substituto que incorpora uma série de melhorias.
Por exemplo, agora se pode levantar o nariz do carro em apenas quatro segundos, a metade do tempo que antes. Também haverá 4.5 litros de espaço de carga ao abrir a tampa traseira elétrica de vidro com função de fecho assistido. No porta-malas dianteiro dispõe de outros 150 litros para uma capacidade total de bagagem de 569 litros.
A McLaren afirma que o GTS é o superesportivo mais prático que pode ser adquirido. Conta com freios carbocerâmicos e amortecedores adaptativos como equipamento de série. Além disso, a altura livre em relação ao solo varia de 11 a 13 cm dependendo se o sistema de elevação está ativo ou não.
No entanto, o novo GTS 2024 continua sendo um autêntico superesportivo, e inclusive mais potente que antes. A McLaren trabalhou no motor V8 biturbo de 4.0 litros para liberar 15 cv adicionais e alcançar um total de 635 cv. Além disso, foram eliminados 10 quilos de peso, o que significa que o peso em vazio é agora de 1.520 quilos. Conta com um novo painel de teto feito de fibra de carbono reciclada junto com uma estrutura superior traseira feita também de fibra de carbono.
A essa redução de peso contribuem as porcas de titânio opcionais, sendo 35% mais leves que os parafusos de roda de série. Podem ser montadas com as rodas de liga forjadas de 10 raios duplos de série e com as novas rodas de liga leve ‘Turbine’ de 10 raios.
Ambos os jogos de rodas vêm com diferentes acabamentos e pneus Pirelli P Zero específicos. A pintura Cinza Lava estreia com o GTS, assim como o estofamento dos bancos em couro Softgrain Aniline, com costuras de contraste e um padrão de debrum duplo.
Apesar de sua natureza GT, o McLaren ‘para todos os dias’ segue sendo muito rápido. Acelera de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos, de 0 a 200 km/h em 8.9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 326 km/h. O motor V8 segue produzindo um torque de 630 Nm através de uma transmissão automática sequencial de 7 velocidades (SSG).
O McLaren GT se põe em movimento no modo Confort por padrão na partida, garantindo uma aceleração progressiva, mas viva. Além disso, o condutor pode melhorar sua experiência superesportiva com dois modos de condução adicionais (Sport e Track) através do Painel de Dinâmica Ativa.
Completam o equipamento o sistema de direção eletro-hidráulica, a suspensão com amortecimento adaptativo e controle proativo, além do potente sistema de freios carbocerâmicos com discos de 390 mm na frente e 380 mm atrás.
A McLaren já está aceitando pedidos, embora por enquanto não tenha mencionado nada sobre o preço oficial do veículo. Na Europa, o GTS superará, com toda certeza, os 200.000 euros que custava o McLaren GT anterior como preço de partida.