2023 - MERCEDES-AMG EQE 53

No último mês de setembro, no Salão de Munich, a Mercedes-Benz apresentou seu novo sedan elétrico, o EQE, e agora é a divisão de Affalterbach, a Mercedes-AMG, que revelou sua correspondente reinterpretação do modelo, com muito mais potência e um ajuste específico.
Este novo Mercedes-AMG EQE 53 recorre a um sistema de propulsão 100% elétrico, com um motor em cada eixo, de modo que estamos falando de um modelo de tração nas quatro rodas, capaz de ajustar a distribuição de torque entre ambos os eixos de maneira muito mais rápida que um sistema mecânico usual.
No total, seus motores síncronos desenvolvem 626 cv de potência e um torque máximo de 950 Nm, mas para quem não estiver satisfeito com estas cifras, o pessoal de Affalterbach oferece um pacote opcional denominado AMG Dynamic Plus, que através de uma função ‘boost’ consegue que o sistema ofereça uma potência máxima de 687 cv e 1.000 Nm.
Estes números se traduzem em um desempenho de primeiro nível, já que este Mercedes-AMG EQE anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos para o modelo de série e 3.2 segundos com o pacote AMG Dynamic Plus (que inclui um programa Race Start), assim como uma velocidade máxima de 220 e 240 km/h, respectivamente.
O sedan incorpora uma grande bateria de íons de lítio de nova geração, com uma capacidade útil de 90.6 kWh e capaz de funcionar a 328 volts. De acordo com a marca, a autonomia WLTP deste EQE pode alcançar até 518 quilômetros. Além disso, no futuro o software da própria bateria poderá ser atualizado de forma automática e remota, ‘over-the-air’.
Outra vantagem desta nova geração de baterias é a capacidade de carga a um máximo de 170 kW, através de corrente contínua, o que significa que em 15 minutos se pode recuperar energia suficiente para obter 180 quilômetros de autonomia. Por sua parte, o carregador integrado para carga com corrente alternada, de série é de 11 kW e opcionalmente de 22 kW.
Tampouco falta um sistema de recuperação de energia durante a marcha, que o condutor poderá ajustar em 3 níveis de retenção diferentes através de botões integrados no volante. De acordo com a marca, o nível mais agressivo permite condução de pedal único, já que dado o alto nível de retenção dos motores elétricos, não é necessário recorrer apenas ao freio.
Outro dos aspectos que foi cuidado pela Mercedes-AMG é o som do modelo, graças a um sistema que gera uma faixa sonora específica através de alto-falantes, e que oferece um modo Authentic e outro Performance (opcional). O som, como é lógico, varia em função do modo de condução escolhido (Slippery, Comfort, Sport, Sport e Individual) e das ordens do condutor.
Este EQE da AMG também inclui uma suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, baseada em um eixo dianteiro de quatro braços e um multibraço traseiro, com elementos específicos da AMG, como barras estabilizadoras, e uma função que permite variar a altura da carroceria sobre a marcha. O eixo traseiro direcional também é de série no modelo, e o condutor tem a opção de desconectar por completo o ESP.
Em relação ao sistema de freios, conta com generosos discos de 414 milímetros de diâmetro no eixo dianteiro, junto com pinças de seis pistões, e de 387 milímetros no traseiro, com pinças de um único pistão. Na lista de opcionais é oferecido um sistema carbocerâmico de alto desempenho, com discos mais generosos ainda, mas só disponível junto com rodas de 21 polegadas.
Por último, o habitáculo deste Mercedes-AMG EQE exibe bancos AMG de estilo esportivo, estofados em tecido MB-Tex e microfibra, com costuras de tom vermelho, além de emblemas AMG, volante AMG Performance achatado e forrado em couro Nappa, pedaleira esportiva AMG e, opcionalmente, a enorme tela MBUX Hyperscreen do EQS.