2023 - MERCEDES-AMG SL 43

Depois de uma longa espera, a Mercedes-AMG finalmente revelou o seu novo SL 43 2022, a versão de acesso do seu conversível por excelência, que regressa à capota de lona, à configuração 2 2 e que, além disso, nesta versão prescinde dos motores V8 de seus irmãos de linha, em favor de um bloco micro híbrido e turbo alimentado de 4 cilindros.
Como é lógico, o motor que esconde debaixo do capô é o mesmo M139 da família de compactos da Mercedes-AMG, ou seja, o bloco de 2.0 litros turbo usado pelo A 45, embora neste caso equipado com um turbo compressor elétrico, instalado pela primeira vez em um modelo de produção.
O SL 43 oferece uma potência de 381 cv a 6.750 rpm, assim como um torque máximo de 480 Nm entre 3.250 e 5.000 rpm. Um pequeno motor de arranque/gerador pode aportar pontualmente outros 14 cv, de modo que tecnicamente o SL 43 é um micro híbrido ou mild hybrid.
Cabe destacar que a transmissão é a automática AMG SPEEDSHIFT MCT 9G de 9 velocidades, que envia a força do propulsor unicamente ao eixo traseiro.
Em relação ao desempenho, o SL 43 acelera de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 275 km/h, cifras mais que respeitáveis para uma versão ‘de acesso’ que conta com a metade de cilindros e a metade de turbos que seus irmãos SL 55 e SL 63, e que pesa 1.810 quilos em ordem de marcha.
De acordo com o fabricante, esta tecnologia de turbo compressor elétrico é herdada diretamente da Fórmula 1, e utiliza o mesmo sistema elétrico de 48 V que o gerador/motor de arranque. Basicamente, há um pequeno motor elétrico que faz girar a turbina do turbo até que os gases de escape assumam o controle.
O resultado é que a resposta do motor é muito mais imediata, especialmente em baixo regime, com uma resposta do acelerador “particularmente espontânea em todo o regime de giros”. Além disso, graças a este sistema, também se ganha em eficiência.
Segundo a Mercedes-AMG, o fato de ter menos peso no eixo dianteiro facilita um comportamento específico para esta versão de 4 cilindros, que ganha em agilidade. Também equipa barras estabilizadoras mais leves, específicas para o SL 43, e suportes ativos de motor e câmbio, como os do Mercedes-AMG GT.
A nível estético, o SL 43 não parece estar muito longe do resto da linha, mas há leves mudanças, como um novo para-choque, saídas de escape ovaladas (em lugar das quadradas dos V8) e rodas de liga leve de 19 polegadas, que opcionalmente podem ser de 20 e 21 polegadas.
Entre o equipamento disponível no modelo destacam-se o eixo traseiro direcional, o pacote AMG Dynamic Plus e um interior com todo luxo, com volante de nova geração, instrumentação digital, uma grande tela multimídia em formato vertical, bancos aquecidos e ventilados, funções massagem e Air Scarf, navegador com realidade aumentada, Head-Up Display e um equipamento de som Burmester 3D, entre outras coisas.