2022 - MERCEDES-AMG SL 63
Diante da má notícia de que o Mercedes-AMG GT poderá desaparecer em breve, nada melhor do que falar sobre o seu substituto, o novo Mercedes-AMG SL 2022, um cabriolet com 2 2 lugares que renasce depois da aposentadoria de seu antecessor, com mais de dez anos de honoráveis serviços.
Como já sabíamos através de fotos flagrantes do veículo, o Sport Leicht (Deportivo Ligero) regressa com a capota de lona, após 20 anos sendo oferecido com um teto duro retrátil. Além disso, estreia uma plataforma desenvolvida diretamente pela AMG, com um peso de 270 quilos e 18% mais rígida que a anterior, graças ao uso generalizado de compostos de alumínio. Se a base é boa, o carro promete emoções muito fortes.
Agora ele é nomeado como um Mercedes-AMG, pois o carro é obra exclusiva da marca de Affalterbach. Este conversível possui um centro de gravidade mais baixo que antes e, além disso, foi reduzido o seu peso graças, entre outros componentes, pela própria capota, que, de uma só vez, retirou 27 quilos do veículo. Aliás, ela pode ser acionada a uma velocidade máxima de 60 km/h e pode ser guardada ou aberta em apenas 15 segundos.
Com relação às tecnologias integradas neste modelo para que seja o ás da estrada, entre outras, encontramos a suspensão adaptativa AMG Active Ride Control, os discos de freio carbocerâmicos (opcionais) e um eixo traseiro direcional. Em curvas, até 100 km/h, as rodas traseiras se situam em sentido contrário às dianteiras, enquanto que a partir dessa velocidade, adotam o mesmo ângulo dos pneus anteriores.
Da mesma forma, o condutor dispõe de seis programas: Slippery, Comfort, Sport, Sport , Individual e Race, que modificam a resposta do motor e da direção, a regulagem da suspensão, a calibragem do controle de estabilidade (ESP) e a rapidez da transmissão.
O design exterior é familiar de outros modelos da casa. Não faltam a grade Panamericana com lâminas cromadas verticais e os faróis com forma triangular. Fiel às proporções de um roadster com motor dianteiro, o capô é muito longo e o habitáculo está em uma posição atrasada. As rodas podem ser de até 21 polegadas de diâmetro.
O interior é dominado por uma grande tela táctil vertical no centro do painel, de modo que foi dispensada a configuração de dupla tela panorâmica. As saídas de ar continuam tendo um desenho de turbina, como em muitos outros modelos da marca alemã, e foi integrado o sistema multimídia MBUX com inteligência artificial.
Na parte aerodinâmica, um elemento exclusivo é um spoiler que foi colocado na parte inferior da carroceria e que fica oculto. Quando se superam os 80 km/h, baixa 4 centímetros para criar um efeito solo e gerar uma carga descendente. Nesse ponto, também se destacam um aerofólio traseiro móvel e uma grade com lâminas que se abrem ou fecham, em função das necessidades de refrigeração.
No momento do lançamento, do qual ainda não há uma data oficial, o Mercedes-AMG SL 2022 poderá ser adquirido com um motor 4.0 V8 biturbo com dois níveis de potência. O mais ‘baixo’, para a versão 55 4MATIC , chega a 476 cv e 700 Nm, enquanto que o topo da linha, o 63 4MATIC , alcança os 585 cv e os 800 Nm de torque máximo.
Seja qual for a versão escolhida, o carro conta com a transmissão automática 9G SPEEDSHIFT MCT da AMG, com embreagem multidisco, e a tração total 4MATIC . Quanto ao desempenho, o SL 55 anuncia 295 km/h de máxima e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos, enquanto que o SL 63 atinge os 315 km/h e leva 3.6 segundos para chegar aos 100 km/h.
Embora pareça incrível nos dias de hoje, não há nem rastro de eletrificação nestas duas opções, porém, mais adiante, o cabriolet alemão contará com uma versão híbrida plug-in, que derivará daquela usada pelo Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, com 843 cv e nada menos que 1.470 Nm.
Resumindo, o Mercedes-AMG SL 2022 é um daqueles carros que sentiremos falta quando a era elétrica estiver plenamente em vigor. No entanto, essa novidade nos lembra que ainda temos alguns anos pela frente para viver altas emoções ‘da combustão’. Portanto, vamos vivê-los.