1955 - MERCEDES-BENZ 300 SLR UHLENHAUT COUPE

Um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe ‘Flecha de Prata’ foi vendido em um leilão privado por 135 milhões de euros. Se essa notícia divulgada pelo jornal britânico Hagerty for confirmada, trata-se de um recorde (não oficial) e se converterá no carro mais caro do mundo.
Curiosamente, significará uma venda três vezes mais rentável que os aproximadamente 70 milhões de euros pagos por um Ferrari F250 GTO, que oficialmente continua sendo o veículo mais caro da história.
Embora a Mercedes-Benz não tenha feito nenhum comentário oficial sobre o assunto, a venda teria ocorrido em um leilão organizado pela própria empresa próximo ao Museu de Stuttgart. O evento contou com a presença de colecionadores selecionados pela marca entre as centenas de inscrições recebidas.
De fato, parece que, devido ao alto valor histórico dos carros à venda, a Mercedes-Benz quis assegurar-se de que os modelos acabariam em ‘mãos adequadas’ e que pudessem ser conservados com cuidado e atenção.
Comenta-se que os colecionadores aterrissaram na Alemanha no dia 6 de maio em voos privados. Segundo o artigo da Hagerty, o 300 SLR Uhlenhaut Coupe vendido seria o de chassi 0008/55, o segundo dos dois únicos exemplares utilizados e concebidos por Rudolf Uhlenhaut, o designer da Daimler-Benz dos anos 50.
Por mais que se trate de um rumor, há boas razões para acreditar que essa aquisição é verdadeira e que a soma paga é razoável. Como comentamos, a Mercedes-Benz produziu apenas dois 300 SLR Uhlenhaut Coupe, as versões de estrada dos 300 SLR utilizados com sucesso em inúmeras corridas na década de 1950.
A maioria dos carros de competição da marca alemã dessa época foram vendidos através de eventos privados e leilões. Nesse sentido, em 2004 um 300 SLR mudou de mãos por 12 milhões de euros, enquanto que em 2013 o mesmo carro conduzido por Juan Manuel Fangio no campeonato de Fórmula 1 de 1954 foi vendido por 28,5 milhões de euros.
Quem comprou este caríssimo Mercedes-Benz? É claro que o segredo é total, mas há quem especule que foi uma figura importante do automobilismo britânico.