1999 - MERCEDES-BENZ A 160 EDITION HAKKINEN

O Mercedes-Benz A Class Edition Häkkinen é uma ave rara entre as edições especiais da marca alemã, um modelo do qual foram fabricadas apenas 125 unidades. Agora, um destes raros exemplares está buscando comprador e surge a oportunidade de adquiri-lo, já que acaba de sair à venda este exclusivo Mercedes-Benz A 160 Edition Häkkinen de 1999.
O modelo foi apresentado no Salão de Essen em novembro de 1998 junto à Edition Coulthard. O primeiro deles prestava homenagem a Mika Häkkinen, campeão do mundo de Fórmula 1 duas vezes seguidas com o McLaren-Mercedes em 1998 e 1999. David Coulthard conseguiria o vice-campeonato dois anos mais tarde, em 2001, embora recebesse uma edição limitada baseada no A Class - quando ainda era um monovolume -, pelo terceiro posto conseguido em 1997 e 1998 com a mesma equipe. A Mercedes-Benz fabricou 125 unidades de cada uma das edições especiais, embora as numerasse juntas e seguidas.
Entre seus principais atributos encontra-se um exterior que exibe uma decoração inspirada no McLaren MP4-13 de 1998. Combina detalhes em cinza escuro e vermelho sobre uma carroceria em prata com rodas AMG; o nome, bandeira e dorsal do piloto; uma suspensão esportiva e uma saída de escape dupla completam sua imagem. Dentro, os compradores levavam um estofamento em couro vermelho e preto, além de um completo equipamento de série. Estavam incluídos bancos térmicos, espelhos elétricos, ar-condicionado e teto solar elétrico, entre outros.
Este exemplar que acaba de sair à venda é um Mercedes-Benz A 160 Edition Häkkinen de 1999. O veículo foi entregue novo em Roma, em fevereiro de 1999, e ficou em exibição em um concessionário Mercedes-Benz durante mais de dois anos. Em dezembro de 2001 foi vendido a uma empresa italiana, que o utilizou também com fins de exibição. O carro permaneceu no inventário da empresa até maio de 2010, quando foi vendido a um colecionador privado de Pavia, próximo de Milão, que o manteve durante outros seis anos. Em junho de 2016, seu atual proprietário localizado em Vercelli adquiriu o veículo.
O A Class Edition Häkkinen estava disponível com toda a linha de motorizações, incluindo propulsores a gasolina e diesel com potências de até 140 cv. Esta unidade em particular é uma versão A 160 com o motor a gasolina de 4 cilindros e 1.6 litros de 102 cv de potência. Equipa uma transmissão manual de 5 velocidades e nos últimos 22 anos rodou apenas 215 quilômetros.
Isso permitiu que mantivesse um estado de conservação quase perfeito, sem danos nem sinais de desgaste. O carro está sendo anunciado pela Mechatronik com um preço de venda de 44.900 euros, respaldado por ser a unidade 46 da série limitada.