2022 - MERCEDES-BENZ C BRABUS B30 & D30

O novo Mercedes-AMG C 43 já foi colocado à venda, a primeira das versões esportivas da marca da estrela com um desempenho realmente selvagem, embora nem tanto como o que é esperado no topo da linha, o AMG C 63, cuja estreia acontecerá em breve.
A BRABUS foi o primeiro preparador que se atreveu a retocar os novos C Class, oferecendo uma imagem mais agressiva e um desempenho suficientemente digno para não se pensar em optar pelas versões AMG. O resultado chama-se BRABUS B30 e D30, tanto o sedan como a perua, contam com um pacote especial que aporta mais esportividade. A grade ‘AMG Line’ de múltiplas estrelas cromadas se mantém, mas a estrela desaparece para alojar a letra ‘B’, o emblema do especialista alemão.
O para-choque dianteiro foi redesenhado, agora contando com duas finas lâminas de LED colocadas na horizontal nas grandes entradas de ar, além de integrar discretas aletas nos extremos. Na traseira, a BRABUS substituiu o para-choque por outro novo, com um difusor no centro, quatro saídas de escape redondas agrupadas em dois pares e colocando um chamativo spoiler na borda da tampa do porta-malas no sedan.
Os especialistas alemães localizados em Bottrop também rebaixaram a altura da carroceria em relação ao solo em 30 milímetros, somando também rodas de liga leve, um opcional que engorda sumamente a fatura, mas que pode ser dispensado, apostando por outras rodas mais convencionais. No interior, a atmosfera também é mais especial, graças às soleiras iluminadas com molduras e o logotipo da BRABUS que muda de cor, os pedais de alumínio, os tapetes especiais e detalhes em fibra de carbono.
Mas o que é realmente interessante está debaixo do capô, pois os BRABUS B30 e D30 são oferecidos em versões a gasolina e diesel. Os C 300 4MATIC e C 300d obtêm um relevante extra de potência, somando 42 cv no caso do primeiro para alcançar os 300 cv e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5.8 segundos. No caso do diesel, o aumento é ligeiramente maior, 45 cv, chegando aos 310 cv, reduzindo o tempo de aceleração em dois décimos, em somente 5.6 segundos, valores idênticos para o sedan e a perua.