2022 - MERCEDES-BENZ CITAN

Depois de alguns teasers e uma longa contagem regressiva de mais de um mês, a Mercedes-Benz finalmente revelou a nova geração do Citan, sua van mais compacta. Um modelo que, como já ocorreu com seus parentes maiores, aterrissou com o que há de mais moderno em termos de tecnologia na marca e uma inédita versão elétrica, e tudo isso com a versatilidade e o espaço de sempre.
Fruto de sua colaboração com a Renault, este novo Citan volta a compartilhar elementos com o Renault Kangoo. Na verdade, de uma forma similar ao que a Renault fez com os novos Kangoo e Express, a Mercedes-Benz dividirá sua pequena linha de veículos comerciais leves em duas séries de modelos. O Citan será uma van mais acessível dirigida aos clientes comerciais e pequenas empresas, enquanto que o T Class será um pouco mais luxuoso e “se adaptará às necessidades das famílias, além de ser um companheiro adequado para os entusiastas do lazer ativo”.
O primeiro modelo a ser lançado da família totalmente renovada das vans da Mercedes-Benz é este Citan e faz isso acompanhado de duas versões, o Furgão, para um uso 100% profissional e o Citan Tourer com filas extras de bancos para acomodar mais passageiros e que poderão ser rebatidos, permitindo oferecer um plus de versatilidade e comodidade interior, além de um completo equipamento de segurança e conforto. Mais adiante também haverá versões adicionais de chassi longo e Mista, embora a versão atual já conte com um comprimento de 4.498 mm e uma distância entre os eixos de 2.716 mm, que se traduzem em um espaço interior maior inclusive que o da versão anterior, à qual se pode acessar facilmente para carga e descarga com suas até duas portas corrediças.
A Mercedes-Benz considera que a principal aplicação do novo Citan é de um furgão urbano de entregas graças ao seu tamanho compacto e suas portas corrediças de ampla abertura em ambos os lados. Em combinação com seu plano de carga baixo, isso deverá permitir carregar e descarregar o veículo mais facilmente. Mas a Citan Tourer também permitirá que se curta esta van em confortáveis viagens, oferecendo uma alta funcionalidade.
Tanto o Citan Furgão como o Tourer serão oferecidos com as linhas de equipamento BASE e PRO, proporcionando maiores níveis de funcionalidade e equipamento profissional na segunda. Além disso, também foram introduzidas algumas novidades em termos de conforto e infotainment, como o sistema MBUX da Mercedes-Benz, disponível opcionalmente, a função de partida Keyless-Go e o freio de estacionamento elétrico, além de um completo arsenal de assistentes à condução que incluem ABS, ESP, assistência de partida em rampas, assistente para vento lateral, alerta de cansaço Attention Assist e chamada de emergência, enquanto que o Citan Tourer soma ainda assistência de frenagem ativa, detector de mudança de faixa, controle de ângulo morto e detecção de sinais e velocidade limite.
A nível mecânico e como já sabíamos há algum tempo, a Mercedes-Benz lançará este novo Citan em duas versões: uma com motores tradicionais a combustão composta por três motores diesel - 108 CDI de 75 cv, 110 CDI de 95 cv e 112 CDI de 116 cv - e dois motores a gasolina 110 (102 cv) e 113 (131 cv). Todos eles cumprindo com a norma Euro 6d e contando com uma função de start/stop ECO e uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma caixa de dupla embreagem de 7 relações.
A outra versão é o esperado Citan com um sistema de propulsão 100% elétrico, conhecido como eCitan que chegará somente no segundo semestre de 2022. Este modelo contará com uma autonomia de 285 km WLTP e uma carga rápida que permitirá carregar de 10 a 80% da bateria em apenas 40 minutos. E tudo isso sem renunciar ao espaço, já que as baterias se encontram no solo.
Os pedidos para aquisição deste novo Citan serão aceitos na Europa a partir de meados de setembro e as primeiras entregas estão previstas para o final de outubro de 2021.