2009 - MERCEDES-BENZ E V12 BRABUS 800

No mundo automobilístico, apesar dos anos, alguns modelos permanecem atuais pelas conquistas conseguidas ou, simplesmente, porque são impossíveis de esquecer. É o caso do Brabus 800 E V12, um veículo que continua ostentando o recorde de sedan mais rápido do mundo com uma velocidade máxima superior a 370 km/h. Tanto é assim que, embora tenham passado 12 anos, este modelo segue aparecendo no Livro Guinness dos Recordes.
A concorrência para este título honorário foi e continua sendo bastante dura, considerando que existem rivais poderosos, como o Dodge Charger SRT Hellcat Redeye de 808 cv, mas que teve que se conformar com uma velocidade máxima de 327 km/h.
Agora, surge um exemplar deste assombroso veículo à venda. Concretamente, o Brabus 800 E V12 pode ser adquirido através do site do especialista alemão Mechatronik.
Lembrando que o Brabus 800 E V12 que está à venda está baseado no Mercedes-Benz E Class de 2009. O sedan alemão recebeu um tratamento de choque por parte do preparador alemão, que foi capaz de extrair a fantástica potência de 811 cv do motor de 12 cilindros SV12R Biturbo de 6.3 litros. A cifra de torque máximo de 1.420 Nm (limitada eletronicamente a 1.100 Nm), já está disponível a partir de somente 2.100 rpm, algo que é mais incrível que a própria potência.
Esse número descomunal de potência foi possível graças a uma série de modificações mecânicas que incluem pistões maiores e um eixo comando de válvulas esportivo. O sistema de refrigeração e os turbo compressores também foram projetados exclusivamente para este carro. Além disso, foi instalado um novo sistema de escape totalmente diferente do E Class original.
Com um programa de gestão eletrônica específico, foi possível conseguir toda essa potência extra e seguir cumprindo a norma Euro 4. O motor está acoplado a uma transmissão automática de 5 velocidades.
Na parte estética, o perfil do E Class torna-se mais agressivo. Cabe destacar o splitter dianteiro e um grande aerofólio traseiro. Também foram incluídos novos faróis antineblina de diodos luminosos e vários elementos de fibra de carbono.
Também sabemos que a unidade que está à venda foi emplacada em 2009 e foi propriedade da Brabus até 2014, participando em vários eventos publicitários, salões e ações de marketing. Posteriormente, o veículo foi comprado por um colecionador e mais tarde vendido à Mechatronik.
Quem estiver interessado em sua aquisição deve saber que o E V12 passou por uma revisão recentemente, e que rodou 18.790 km desde 2009. O preço de venda é de 196.350 euros, algo em torno de 1.330.000 reais ao câmbio de hoje.