2020 - MERCEDES-BENZ EQC 4X4² CONCEPT

Um dos todo-terrenos mais populares e bem-sucedidos do mercado é o Mercedes-Benz G Class, um incombustível 4x4 que continua demonstrando como os engenheiros da marca alemã são capazes quando se propõem a criar um verdadeiro veículo para um uso off-road. Agora, um grupo de trabalho da empresa deu rédea solta à sua imaginação ao criar um one-off que deixa uma coisa clara, a mobilidade elétrica é totalmente compatível com a condução off-road.
O melhor exemplo temos com o Mercedes-Benz EQC 4x4², ou seja, uma criação dos mesmos engenheiros que deram vida ao protótipo E 400 All-Terrain 4x4² em 2017. Agora mudaram o E Class pelo SUV elétrico, embora a fórmula utilizada seja a mesma e o resultado é um veículo capaz de enfrentar qualquer terreno por mais difícil que seja. Para tornar isso possível, o crossover ecológico recebe eixos pórticos que elevam a altura do conjunto em 20 centímetros, unidos aos mesmos pontos de ancoragem da carroceria do modelo de produção.
Graças à sua combinação com pneus especiais medindo 285/50 R20, o EQC melhora notavelmente suas dimensões todo-terreno não só em comparação com o modelo standard, como também com o Mercedes-Benz G Class. Agora, a altura livre do solo é de 293 mm, ou seja, 153 mm a mais que o EQC de produção e 58 mm adicionais com relação ao G Class, enquanto que a profundidade na água cresce até os 40 cm (uma melhora de 15 cm). O carro também é 20 cm mais largo que antes e apresenta ângulos de ataque, saída e ventral de 31.8/33/24.2 graus, respectivamente.
“Nosso objetivo é combinar o luxo moderno e a sustentabilidade com um atrativo emocional. O EQC 4x4² mostra o agradável que pode ser a mobilidade sustentável. Este estudo de condução mostra claramente que, junto com a paixão pela mobilidade elétrica, na Mercedes-Benz afirmamos fortemente a liderança neste setor e aumentaremos o atrativo emocional disso ainda mais no futuro”, comenta Markus Schäfer, diretor de operações da Mercedes-Benz.
A marca de Stuttgart também introduziu um sistema acústico personalizado, que reproduz sons tanto no interior como no exterior do veículo. Os faróis agora também funcionam como alto-falantes, como parte do sistema que utiliza algoritmos de design de som inteligente para calcular os ecos vindos do amplificador em tempo real. Os sons reproduzidos são influenciados por uma ampla gama de parâmetros, incluindo a posição do pedal do acelerador, a velocidade e o nível de recuperação de energia.
O powertrain elétrico permanece sem mudanças com relação a um EQC 400 de produção, de forma que debaixo do capô encontram-se dois motores elétricos que de forma combinada desenvolvem 408 cv de potência e um torque máximo de 760 Nm. Toda essa energia é enviada ao asfalto através de uma transmissão automática de uma única relação que a distribui às quatro rodas. A bateria de íons de lítio tem 80 kWh de capacidade e oferece uma autonomia de 415 quilômetros, embora nesta aplicação o alcance de uso seja reduzido.
Infelizmente, o novo Mercedes-Benz EQC 4x4² continuará sendo um protótipo, assim como o mencionado E 400 All-Terrain que o antecedeu. No entanto, definitivamente é um passo na direção correta para todos aqueles que buscam um autêntico todo-terreno impulsionado por eletricidade.