2023 - MERCEDES-BENZ T CLASS

Na falta de minivans clássicas, muitas marcas, inclusive algumas premium, tomaram como solução criar interessantes versões de passageiros de seus veículos comerciais. O último exemplo é o Mercedes-Benz T Class 2023, derivado do Citan, que por sua vez toma como base o novo Renault Kangoo.
Disponível em versões de cinco e sete lugares, mede 4.49 metros de comprimento, 1.85 de largura e 1.81 de altura, embora a versão com três filas de bancos conte com uma distância entre os eixos alongada.
As portas corrediças oferecem um grande espaço de entrada e saída do habitáculo, e o banco traseiro se rebate de série, criando-se uma superfície de carga praticamente lisa. A tampa traseira vem de fábrica, embora possa ser solicitada uma porta dupla, que pode ser aberta a um máximo de 180 graus.
Os bancos da segunda fila são individuais, nos quais cabem três cadeiras infantis, e como se fosse um carro de passeio, o T Class 2023 inclui, sem alteração de preço, o sistema multimídia MUBX com tela táctil de 7.0 polegadas e integração dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay, e o freio de estacionamento eletromecânico, além de sete airbags e um amplo número de ajudas eletrônicas à condução.
Na parte do design, as lâminas cromadas da grade e os diferentes elementos pintados na cor da carroceria (carcaças dos retrovisores, maçanetas das portas e o para-choque dianteiro) aportam esse toque de qualidade característica de um Mercedes-Benz.
Opcionalmente, as rodas de liga leve medem 17 polegadas e pode ser escolhida a cor vermelho rubi metalizado para a carroceria. As soleiras das portas com a inscrição Mercedes-Benz não significam um desembolso extra.
No interior, todos os T Class 2023 contam com ar-condicionado, instrumentação com telas a cores de 5.5 polegadas, iluminação LED, a partida por botão KEYLESS Start, o volante multifuncional com botões tácteis e a integração de smartphones. Para aqueles que dispõem de um maior orçamento, existem as linhas de equipamento Style e Progressive.
Na primeira destacam-se mesas dobráveis, rodas de 16 polegadas com cinco raios, vidros escurecidos, estofamento em couro sintético e microfibra, aplicações cromadas e bancos dianteiros com regulagem em altura e o do condutor com apoio lombar.
Na segunda, o luxo está muito presente com adornos em prata fosco, faróis LED High Performance, bancos de couro sintético, rodas de 16 polegadas com desenho de dez raios e vidros elétricos nas portas corrediças.
Na parte da conectividade, pode ser incluído um navegador com informação do trânsito em tempo real e serviços remotos de consulta, além do assistente de voz ‘Hey Mercedes’, que entende a linguagem coloquial.
Como mencionado antes, o Mercedes-Benz T Class 2023 conta com muitos assistentes tecnológicos de série, como o alerta por cansaço ATTENTION ASSIST, a ajuda na partida em rampas, o detector de mudança involuntária de faixa e o aviso de um veículo no ângulo morto.
A linha mecânica compreende dois motores turbodiesel de 1.5 litros com 95 e 116 cv, mais outros dois blocos a gasolina, também turbo alimentados, de 1.3 litros com 102 e 131 cv.
Além da transmissão manual de 6 velocidades, para as duas opções diesel e a de gasolina mais potente é oferecida também uma caixa de dupla embreagem de 7 relações (DCT). No melhor dos casos, a minivan alemã acelera de 0 a 100 em 11.6 segundos e alcança os 165 km/h de velocidade máxima.
Mais adiante, chegará uma versão 100% elétrica, a EQT, desenvolvida a partir do protótipo homônimo apresentado no ano passado. Por enquanto, não há preços nem data de lançamento nem para as opções térmicas nem, é claro, para a alternativa ‘a bateria’.
Resta acrescentar que o T Class homologa uma massa máxima rebocável de até 1.500 kg, e sua borda de carga fica a apenas 56 centímetros do solo, o que torna extremamente fácil encher e esvaziar o porta-malas.
Lembrando que o Citroën Berlingo, o Peugeot Rifter e o Opel Combo são comercializados apenas com um motor elétrico de 136 cv, de modo que para o novo Mercedes-Benz restam como rivais o Toyota Proace, que conserva propulsores térmicos, e o próprio Renault Kangoo, embora nenhum ofereça um equipamento tão avançado nem materiais tão cuidados.