2022 - MERCEDES-BENZ VISION EQXX CONCEPT

A espera acabou, após várias antecipações oficiais, acaba de ser apresentado o novo Mercedes-Benz Vision EQXX. Um importante veículo totalmente elétrico que entra em cena com um claro objetivo: demonstrar que é possível projetar um automóvel elétrico com um baixíssimo consumo energético e, portanto, uma elevada autonomia com uma só carga. Uma tecnologia que permite reinventar as viagens longas por estrada.
A Mercedes-Benz está decidida a liderar o processo de transição para a mobilidade 100% elétrica. O lançamento de sua família EQ de veículos elétricos é um fiel reflexo desse compromisso. E o novo Vision EQXX demonstra ao mundo do que o fabricante alemão é capaz neste campo.
O design do novo Mercedes-Benz Vision EQXX
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir que o processo de design do novo Vision EQXX foi trabalhado sobre uma premissa clara: a eficiência. Por tratar-se de um veículo 100% elétrico, o design exterior é chave e determinante. As superfícies se movem suavemente a partir da parte dianteira, desenvolvendo poderosos ombros acima dos arcos de roda traseiros.
O novo Vision EQXX tem um coeficiente de resistência de apenas 0.178, o que mostra o desempenho e o esforço da equipe da Mercedes-Benz que está por trás do projeto deste novo veículo elétrico. A parte frontal tem um grande impacto graças à faixa de luz situada sobre a grade preta brilhante com reflexos em ouro rosa e que flui para os grupos ópticos.
A vista lateral traz à tona as trabalhadas formas para maximizar o desempenho aerodinâmico. Além disso, e não menos importante, ssurgem rodas de magnésio forjado e 20 polegadas de tamanho cujo desenho é igualmente aerodinâmico. E estão calçadas com pneus Bridgestone Turanza Eco de baixa resistência à rodagem.
Terminando o tour exterior pela parte traseira, surge um difusor retrátil que desdobra apenas quando se roda em altas velocidades. Quando se retrai, encaixa perfeitamente no conjunto da carroceria. Por todo o exterior há importantes elementos de design relacionados com a aerodinâmica. Os para-choques, saias laterais e o capô são uma clara amostra disso.
O interior do novo Mercedes-Benz Vision EQXX
Quanto ao interior do veículo, surge um habitáculo onde somos rapidamente envolvidos por uma atmosfera onde se respira elegância, conforto e modernidade. A marca dá uma ênfase especial no objetivo fixado de conseguir um design interior o mais purista possível. A ausência de formas complexas e a perfeita integração dos comandos são fundamentais nesse aspecto.
No habitáculo foram utilizados materiais leves e sustentáveis. Não há nenhum componente de origem animal. Por exemplo, as maçanetas das portas são feitas a base de fibra Biosteel de AMsilk. É um tecido de alta resistência similar à seda. Outro material que adorna o interior é o denominado Mylo, uma alternativa de couro vegano feito a base de micélio.
Os tapetes são feitos 100% de fibra de bambu. O uso de materiais ecológicos e sustentáveis está na moda e estão sendo impulsionados ao mesmo tempo que o veículo elétrico ganha popularidade. Outro exemplo desta questão no Vision EQXX temos com o uso de garrafas PET recicladas para a criação de um tecido brilhante.
A tecnologia do novo Mercedes-Benz Vision EQXX
O componente principal da estrutura traseira do novo Vision EQXX é o denominado Bioneqxx, a peça estrutural de alumínio de maior tamanho utilizada pela Mercedes-Benz. Além de oferecer uma grande resistência e, portanto, segurança, também ajuda a conter o peso do veículo. E mais, uma parte importante dos componentes foi projetada com base na premissa de conseguir um peso o mais leve possível. As portas são construídas em um material híbrido de CFRP e GFRP. Ou seja, plásticos reforçados com fibra de carbono.
Uma vez acomodados no habitáculo perceberemos de que estamos diante de um veículo digital e conectado. A interface do usuário é composta de diversas telas. A primeira delas é completamente transparente e se estende de um pilar A ao outro e tem um tamanho de 47.5 polegadas. Com uma resolução 8K, a tela mini-LED delgada e leve atua como um portal que permite conectar o condutor e os ocupantes com o mundo digital. O sistema de infotainment permite acessar a todo tipo de serviços digitais online e inclusive pode ser utilizado o assistente de voz ‘Hey Mercedes’.
No teto do veículo foram instalados painéis solares que permitem captar energia e alimentar muitos dos componentes e acessórios do veículo. Este sistema de captação de energia é igualmente determinante para conseguir o baixo consumo, o que acaba significando dispor de uma grande autonomia com uma só carga. Em um só dia, e em condições ideais, o sistema de placas solares permite somar até 25 quilômetros de autonomia. A energia solar é armazenada em uma bateria de lítio-ferro-fosfato. Fornece energia a um ventilador do sistema de climatização, luzes, sistema multimídia, etc.
A autonomia do novo Mercedes-Benz Vision EQXX
Além do equipamento tecnológico, sem dúvidas o mais relevante é o sistema de propulsão. Nas entranhas do novo Vision EQXX encontra-se uma bateria de íons de lítio com um conteúdo usável de menos de 100 kWh. O sistema elétrico é de 900 volts como máximo. O consumo energético declarado é de menos de 10 kWh a cada 100 quilômetros e, portanto, a autonomia supera os 1.000 km.
O sistema entrega uma potência por volta de 150 kW (204 cv). O sistema de propulsão compartilha certa tecnologia com o novo Mercedes-AMG ONE, que em breve estará disponível.
Chegando até aqui, cabe perguntar se o novo Vision EQXX chegará ao mercado no formato de veículo de produção em série. A Mercedes-Benz destacou que toda a tecnologia e experiência adquirida durante o processo de projeto e desenvolvimento pode ser adaptada a veículos de produção. Portanto, fica aberta a porta para que, pelo menos em um futuro não muito distante, surjam veículos elétricos com um nível de eficiência tão elevado como o Vision EQXX.