2023 - MG MG4 ELECTRIC

A linha MG está sendo ampliada a uma velocidade vertiginosa. Após o lançamento do primeiro carro familiar 100% elétrico, o MG5, e a chegada de novos motores a gasolina para o ZS, a MG apresenta o MG4 Electric, um compacto elétrico que chegará às estradas da Europa no final de 2022.
O sufixo ‘Electric’ sugere que poderão haver outros motores no futuro, já que a MG mudou recentemente seu enfoque na Europa, oferecendo versões a gasolina do ZS.
Lembrando que, no momento do relançamento da marca na Europa em 2018, a marca assegurou que não seriam vendidos modelos a combustão com o emblema MG no Velho Continente.
O MG4 Electric está baseado na nova Plataforma Modular Escalável (MSP), desenvolvida internamente pela empresa matriz da MG, a SAIC Motor. Haverá duas baterias disponíveis, com 51 e 64 kWh de capacidade, que oferecerão 350 e 450 quilômetros de autonomia, respectivamente, com uma só carga segundo o ciclo WLTP. A MG ainda não deu nenhuma indicação sobre a potência de carga.
A marca diz que estão previstas mais versões, incluindo uma com tração total. No caso da bateria maior, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 204 cv só para o eixo traseiro.
A versão com bateria de 51 kWh entrega 170 cv de potência. O MG4 Electric acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, enquanto que a velocidade máxima está limitada a 160 km/h. Estas cifras são muito similares às do Volkswagen ID.3, para que se tenha uma ideia.
O carro mede 4.29 metros de comprimento, 1.84 de largura e 1.50 de altura. Esteticamente, o MG4 Electric se inspira em várias fontes. Os mais imaginativos reconhecerão, por exemplo, os faróis dianteiros similares aos do novo Chevrolet Corvette, enquanto que a parte traseira lembra o Hyundai i20.
A partir da lateral, o perfil estranhamente se ‘crossoveriza’, com uma altura livre em relação solo surpreendentemente alta para um modelo compacto, assemelhando-se à de um Peugeot 2008, especialmente por sua linha de cintura muito pronunciada.
A nova arquitetura modular oferece muitas vantagens em termos de flexibilidade, otimização do espaço, segurança, experiência de condução, economia de peso e tecnologias avançadas, de acordo com a MG.
O design é adequado para distâncias entre os eixos que vão desde os 2.65 até os 3.10 metros, o que aponta a novos modelos menores e maiores baseados na mesma plataforma. Com este design, é teoricamente possível utilizar facilmente baterias entre 40 e 150 kWh e uma arquitetura entre 400 e 800 V, para permitir uma carga mais rápida.
A nova plataforma também conta com a tecnologia de baterias ‘One Pack’. Graças à disposição horizontal das células da bateria, a altura mínima da mesma pode atingir um valor recorde de 11 centímetros, melhorando consideravelmente o aproveitamento do espaço.
Em combinação com o sistema de refrigeração do novo projeto, a bateria One Pack oferece três vantagens, segundo a MG: “uma integração ultra-elevada, uma vida útil ultra-larga e uma segurança de fuga térmica zero”.
O MG4 Electric chegará aos concessionários europeus no final de 2022. Os preços serão conhecidos mais adiante, mas como é habitual na MG, deverão ser bastante contidos e a cifra de saída poderá rondar os 27.000 euros, embora tenhamos que aguardar as tarifas oficiais definitivas.