1990 - MINI COOPER RSP

No próximo dia 1º de agosto, a Silverstone Auctions irá leiloar no Reino Unido uma peça muito chamativa, um MINI Cooper RSP original com mais de 30 anos de idade, mas com um estado de conservação impecável, melhor inclusive que um modelo de concurso, pois a verdade é que o veículo ainda se encontra praticamente zero km.
Embora possa parecer estranho, todos e cada um dos quatro diferentes proprietários que estiveram com este exemplar tomaram a mesma decisão, preservar o modelo e nunca o conduzir. Nem sequer se preocuparam em registrá-lo, de modo que este veículo jamais foi emplacado, tendo permanecido sempre em segurança nas garagens dos diferentes colecionadores pelos quais passou nas últimas 3 décadas.
Este exemplar do MINI Cooper clássico fez parte de uma edição limitada lançada pela Rover no início da década de 90, por isso as siglas RSP, cujo significado é Rover Special Products. Na verdade, desta edição limitada foram montadas 1.650 unidades e esta é a número 948 das 1.050 que foram fabricadas com volante à direita e que foram destinadas ao Reino Unido.
O modelo não é uma réplica, mas uma produção posterior realizada pelo mesmo fabricante, de modo que poderíamos dizer que se trata de uma série de continuação oficial que também foi fabricada sem praticamente mudanças a nível estético, embora debaixo da carroceria encontremos elementos mecânicos e de chassi procedentes de modelos que eram comercializados pela Rover naquela época. Como é o caso do motor, um bloco de 1.2 litros procedente do MG Metro. Enquanto que no interior surge um habitáculo consideravelmente mais confortável e luxuoso que o modelo original, pois conta com revestimentos de couro inclusive no volante.
O seu hodômetro marca apenas 36 milhas de uso, o que significa 62 km, que de acordo com a casa de leilões, correspondem à quilometragem de entrega do modelo, de modo que seu estado de novo está mais que justificado. A Silverstone Auctions celebrará este leilão no próximo dia 1º de agosto e divulgou as estimativas de preço de venda entre 25.000 e 30.000 libras esterlinas, algo entre 179.000 e 215.000 reais ao câmbio atual.