2022 - MULLEN FIVE

A empresa americana Mullen Technologies apresentou no Salão de Los Angeles 2021 um crossover elétrico muito atraente e esportivo, com um desempenho que rivalizará com o Tesla Model S Plaid. O carro está previsto que entre em produção no quarto trimestre de 2023 e que as entregas comecem no ano seguinte, em 2024.
Denominado Mullen Five, o modelo elétrico virá com um pacote de baterias de 95 kW, com carga rápida, que poderá ser recarregado em 80% em 21 minutos e com uma autonomia de 525 quilômetros com uma só carga. O modelo básico será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos e alcançar uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.
Mas também haverá uma versão denominada Five RS muito mais potente, que reduzirá o tempo de aceleração a somente 1.9 segundos, um tempo comparável a um Tesla Model S Plaid, seu maior rival no momento que for comercializado.
Espera-se que o Five custe a partir de 55.000 dólares em sua versão básica, sem descontar promoções, e já pode ser reservado deixando um depósito de 100 dólares.
Esse valor é reembolsável, de modo que se você mudar de opinião nos três anos de espera antes de receber o veículo, cuja produção está rodeada de interrogações, sobretudo porque a Mullen não tem muita experiência e não compartilhou nenhum detalhe sobre sua produção.
O que sabemos é que o fabricante garante que o veículo será fabricado nos Estados Unidos, no Centro de Engenharia de Fabricação Avançada (AMEC) da Mullen em Tunica, Mississippi, e com relação a estas instalações, a empresa destaca:
“Atualmente estamos trabalhando na criação da infraestrutura necessária e do maquinário requerido para apoiar a produção de veículos elétricos em grande escala, que começará no terceiro trimestre de 2024”.
Quem quiser mais informações sobre o carro, que estava presente como um modelo pré-série bastante real no Salão de Los Angeles, pode apreciar o vídeo da apresentação oficial do veículo.
Não espere uma apresentação como a de qualquer outro fabricante consolidado, porque não é o caso, mas no geral, fica a dúvida se os esforços da Mullen serão suficientes para transmitir credibilidade em seu produto e sua capacidade para fabricá-lo. Será preciso aguardar os acontecimentos.