2023 - NISSAN ARIZON CONCEPT
A Nissan acaba de apresentar em estreia mundial o Arizon Concept no Salão de Shanghai 2023. Trata-se de um protótipo de SUV elétrico criado por uma equipe chinesa, aproveitando a experiência global da marca japonesa neste tipo de veículos.
Projetado e pensado para as necessidades de mobilidade dos condutores do maior mercado automobilístico do mundo, o crossover está sustentado sobre a plataforma CMF-EV, a mesma utilizada pelos Nissan Ariya e Renault Mégane E-TECH Electric. No entanto, não há especificações do sistema de propulsão.
O modelo combina um imponente design exterior com um habitáculo carregado de tecnologia e centrado no ser humano, segundo explica a marca. A carroceria apresenta uma imagem com formas muito marcadas e uma iluminação que ocupa toda a largura do veículo, tanto na parte frontal como na traseira.
Os ampliados ombros, a ausência de maçanetas nas portas, assim como as grandes rodas de liga leve e os arcos de roda trapezoidais, de estilo todo-terreno, formam uma imagem diferente do habitual.
As enormes portas suicidas e a ausência dos pilares B proporcionam um acesso sem obstáculos a um interior minimalista, mas acolhedor, que conta com uma ampla tela que ocupa grande parte do painel, um volante tipo ‘Yoke’ da Tesla, um console central elevado, bancos tipo lounge e um amplo teto de vidro com escurecimento automático.
O Arizon conta com um novo assistente pessoal virtual chamado Eporo, que pode interatuar com os passageiros de forma similar à humana e proporcionar respostas precisas utilizando a hora, o tempo e outros dados.
O Nissan Arizon também integra um sistema de iluminação interativa que reconhece as pessoas e adapta automaticamente a iluminação às suas preferências. Esse sistema pode ser ajustado através de programas que se centram no lazer, o relax, o sonho e a surpresa, oferecendo interações personalizadas e sem interrupções.
A Nissan declarou que o Arizon Concept foi concebido na China para clientes chineses que buscam uma solução de mobilidade mais personalizada, mas não comentou se este exercício de design antecipa ou não um modelo de produção.
Entretanto, Ashwani Gupta, diretor de Operações da Nissan, declarou: “Existe uma necessidade de maior eletrificação e sustentabilidade avançada no mercado chinês e estamos trabalhando duro para atendê-la”.
Embora o Nissan Arizon pareça muito futurista para chegar aos concessionários, poderá influir nos futuros modelos EV da marca japonesa para o mercado chinês. Deixemos que o tempo nos dê a resposta definitiva.