2022 - NISSAN TOWNSTAR
O mercado de veículos comerciais leves está vivendo um importante processo de revolução interna. A chegada de novos modelos está animando as vendas e a transição para a mobilidade totalmente elétrica está concentrando grande parte da atenção. A Nissan está decidida a melhorar sua posição em um setor chave para a indústria automobilística. Com o objetivo de aumentar sua participação nesse mercado, acaba de apresentar sua nova van compacta. Trata-se do novo Nissan Townstar.
Destinado a rivalizar diretamente com as bem-sucedidas vans da Stellantis, o novo Townstar conta com equipamento tecnológico, um design diferenciado, e o que é ainda mais importante, uma versão totalmente elétrica que toma o testemunho do bem-sucedido Nissan e-NV200, uma das vans elétricas mais vendidas na Europa.
Desenvolvido sobre a plataforma CMF-CD, o novo Townstar apresenta um design exterior onde se destacam diversos traços característicos. Apresenta o novo logo da marca Nissan, o que lhe converte no primeiro modelo europeu que será produzido com ele. Na parte dianteira é onde mostra personalidade própria. A nova grade e os grupos ópticos com tecnologia LED chamam poderosamente a atenção.
A assinatura luminosa desenhada pelas luzes diurnas conecta diretamente com a grade. Além disso, as formas do para-choque e da tela inferior permitem otimizar o fluxo de ar. Em função do nível de acabamento, as proteções de plástico e barras de teto permitem transmitir um ar mais aventureiro e/ou familiar. Na traseira, as lanternas traseiras têm uma disposição vertical e ligeiramente envolvente.
É importante ter em conta que o novo Townstar estará disponível na versão Combi de 5 lugares e em versão Furgão de 2 bancos. Cada uma orientada a um público específico. Tudo isso combinado com múltiplas configurações disponíveis. O volume de carga alcança os 3.9 m3, sendo possível transportar uma carga de até 800 kg. Além disso, a capacidade de reboque atinge os 1.500 kg. As grandes portas corrediças laterais facilitam o acesso à zona de carga e aos lugares traseiros em função da versão.
Quanto ao interior do novo Townstar, surge um habitáculo espaçoso e prático. Inclui inúmeras soluções de armazenamento inteligente e inclusive um espaço dedicado como uma ferramenta de escritório a bordo. Também há que mencionar os bancos e o desenho do console central.
O centro nevrálgico é uma tela táctil de 8.0 polegadas. Um componente fundamental para manejar o sistema de infotainment. A isso há que somar um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas. O nível de conectividade é suficiente, já que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Outro detalhe de equipamento a ser considerado o carregador sem fios para telefones móveis compatíveis.
A lista de sistemas de assistência à condução é muito ampla. Entre outras tecnologias encontramos o assistente contra o vento lateral, assistente de reboque, frenagem de emergência inteligente com detecção de pedestres e ciclistas, assistência de cruzamento, estacionamento mãos livres, câmera de visão 360º, controle de cruzeiro inteligente e assistente de manutenção de faixa.
No que diz respeito à parte mecânica, a Nissan propõe duas motorizações que atenderão as necessidades de clientes particulares e, especialmente, de profissionais. Por um lado, temos um motor a gasolina de 1.3 litros e 4 cilindros que desenvolve uma potência de 130 cv e 240 Nm de torque máximo. Cumpre com a norma de emissões Euro 6D. E para os condutores que desejam aventurar-se no âmbito da mobilidade sustentável, será comercializada uma versão elétrica.
Além das motorizações térmicas, também estará disponível uma versão totalmente elétrica. Esse novo Nissan Townstar EV está destinado a desempenhar um papel de destaque, já que está equipado com uma bateria de íons de lítio de 44 kWh que lhe permitirá contar com uma autonomia de 285 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP. Desenvolve um torque máximo de 245 Nm e quando chegar aos concessionários contará com um equipamento tecnológico.
A Nissan destaca também que o novo Townstar EV, que substituirá o e-NV200, combinará a gestão inteligente da energia e a refrigeração térmica para dispor de um consumo energético eficiente. A nível estético exibe vários traços distintivos, como é o caso de um escudo dianteiro aerodinâmico com padrão Kumiko, combinando com faróis LED equipados de série.