2016 - OPEL ADAM ROCKS S
A Opel vai apresentar no Salão de Amsterdam (17 a 26 de Abril) o novo ADAM ROCKS S. Com teto de abrir em lona e proteções de carroceria, o atraente ‘crossover’ urbano de 3,75 metros de comprimento ganha o novo motor 1.4 Turbo de 150 cv que já está fazendo sucesso na versão ADAM S. O propulsor e a transmissão curta de seis velocidades dão ao urbano especial da Opel um dinamismo invulgar, bem retratado na aceleração de 0-100 km/h em apenas 8,6 segundos, na recuperação de 80-120 km/h em 7,9 segundos e na velocidade máxima de 210 km/h. Apesar de exibir ‘performances’ de um verdadeiro esportivo, o ADAM ROCKS S continua sendo um ‘mini’ econômico, conseguindo manter um consumo médio de 17 km/l e emissões de CO2 de 139 g/km.
O ADAM ROCKS S é equipado com uma suspensão específica que é mais baixa em 15 mm em comparação à versão normal ADAM ROCKS. Da mesma maneira, a direção é mais direta e recebe nova regulagem na assistência, conseguindo melhorar o desempenho em percursos sinuosos. O sistema de freios de elevada ‘performance’ e o ESP desligável são outras importantes características do membro mais recente da linhagem ‘S’.
“A combinação da aparência aventureira com o elevado desempenho dinâmico dá ao ADAM ROCKS S uma personalidade especial muito forte”, diz Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel. “As proteções de carroceria e os contornos bem realçados, especificamente nos arcos das rodas, dão-lhe um aspecto inédito de mini-crossover, não deixando adivinhar o que está debaixo do capô”, completa Niels Loeb, Desenhista-Chefe do ADAM.
O ADAM ROCKS S é também prazer de condução a céu aberto. O teto de lona SwingTop tem comando elétrico e abre totalmente em apenas cinco segundos mediante pressão em uma tecla situada na console central superior. As vias largas são outra característica deste modelo que contribui para uma aparência robusta. A vocação mais dinâmica da versão ‘S’ é acentuada pela saída de escape oval e pelo ‘spoiler’ traseiro colocado no topo da tampa do porta-malas.
A linha ADAM oferece múltiplas combinações de personalização, ao ponto de ser virtualmente impossível encontrar dois carros iguais. Para não fugir à regra, o ADAM ROCKS S pode ter 11 cores diferentes de carroceria, que podem ser combinadas com cinco cores de teto, incluindo o novo ‘Red ‘n’ Roll’ exclusivo das versões ‘S’.
O novo ‘crossover’ urbano da Opel recorre a vários sistemas de apoio à condução para tornar o dia-a-dia mais simples. O Park Assist é capaz de identificar espaços de estacionamento e de controlar automaticamente a direção na manobra de estacionamento, sem que o condutor tenha sequer que tocar no volante. O Park Assist tem sempre associado o Alerta de Ângulo Cego, que utiliza os mesmos sensores para detectar a presença de veículos próximos, evitando acidentes em mudanças de faixa. A Assistência ao Arranque em planos inclinados faz parte do equipamento de série.
Além destes equipamentos que representam melhorias significativas em segurança e em conforto, o ADAM ROCKS oferece a mais recente geração IntelliLink de informação e entretenimento. O sistema permite integrar funções de ‘smartphones’ Android ou Apple iOS, garantindo que os utilizadores não perdem contato digital com o que os rodeia.
O novo ADAM ROCKS S inicia comercialização no mercado europeu no segundo semestre.