2018 - OPEL GT X EXPERIMENTAL CONCEPT

A marca alemã, hoje debaixo do guarda-chuva do Grupo PSA, divulgou as primeiras imagens do protótipo que foi denominado Opel GT X Experimental, que antecipa a nova linguagem de design da empresa, um desenho exterior que fará parte do DNA dos modelos da Opel/Vauxhall no futuro.
Aproveitando a boa maré que os SUVs vem experimentando, esse protótipo recorre a esse tipo de carroceria para dar forma a um crossover do segmento B que é impulsionado por um sistema de propulsão puramente elétrico. Trata-se de um todo-terreno compacto que mede apenas pouco mais de 4 metros de comprimento, que conta com uma carroceria de imagem dinâmica e aspecto musculoso, com volumosos arcos de roda, rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus de perfil maior, um detalhe que de acordo com o fabricante, contribui para melhorar o conforto de condução.
Esse crossover utiliza materiais leves para sua fabricação, com um desenho exterior limpo e fluido, um formato que os designers da Opel denominam ‘visual detox’. O interior mostra traços minimalistas, com um painel de desenho austero que suprime tudo o que não é necessário, recorrendo a uma tela de generosas dimensões, onde convergem a maioria das funções do veículo, como a instrumentação, o sistema de navegação, o sistema de infotainment, etc.
Além disso, essa grande tela se complementa com outras duas que vão situadas nas laterais, que são utilizadas para mostrar as imagens das câmeras que substituem os espelhos retrovisores.
Em termos de mecânica, o Opel GT X Experimental utiliza um sistema de propulsão elétrico que funciona em conjunto com um pacote de baterias de íons de lítio de 50 kWh, que permite ser recarregado de forma indutiva, sem a necessidade de nenhum tipo de conexão através de cabos. Além disso, esse pequeno todo-terreno está equipado com um sistema de condução autônoma de nível 3.