2022 - OUTRIDER USA COYOTE

Vivemos em um mundo construído em grande parte por e para as pessoas sem deficiência, sem que se preste muita atenção à acessibilidade das pessoas com algum tipo de problema de mobilidade. Em muitos casos, as pessoas com deficiência e suas famílias são deixadas à própria sorte e acabam fazendo as suas adaptações necessárias. Muitas vezes, se essas pessoas se convertem em deficientes mais adiante e já não podem acessar e desfrutar de algumas atividades que antes gostavam, é uma pena.
Aí é onde entra em jogo o Outrider USA Coyote, um quadriciclo elétrico que faz a diferença. É construído como um veículo que pode ser desfrutado tanto pelos pilotos deficientes como os que não são. Se autodenomina “o 4x4 mais leve do mundo” e pesa entre 68 e 115 quilos, dependendo das especificações. Por ser um veículo elétrico, também é muito silencioso, perfeito para se curtir a natureza da forma que você quiser.
Com as capacidades off-road do Coyote, as pessoas deficientes podem ter a oportunidade de sair e desfrutar da natureza de formas que antes não eram possíveis. A Outrider USA entregou alguns de seus Coyote a algumas pessoas paraplégicas, amantes dos esportes naturais como a caça e a pesca, para criar um vídeo onde se demonstram as diferenças que pode fazer este veículo e as impressionantes possibilidades que oferece aos seus usuários.
O Outrider USA Coyote é um ATV totalmente elétrico com uma grande capacidade off-road que, de acordo com a empresa, pode caber na parte traseira de um SUV de tamanho médio. Com é construído sob pedido, os clientes podem escolher entre o trem motriz de 3.000 W, fabricado nos Estados Unidos, ou o sistema de 4WD de 5.000 W.
Este último sistema de propulsão, segundo a Outrider USA, é excepcionalmente silencioso e ideal tanto para caçadores como para motoristas com deficiência, que queiram beneficiar-se de um sistema de tração total.
O chassi monobloco de alumínio patenteado torna o Coyote leve e resistente ao mesmo tempo. Um só pacote de baterias de íons de lítio de 1.512 Wh permite percorrer entre 32 e 56 quilômetros com uma só carga, mas pode ser equipado com até 6 delas para obter 6.048 Wh e entre 129 e 225 quilômetros de autonomia (como opcional, é claro).
Outros opcionais disponíveis são um bagageiro, um farol dianteiro, um farol LED extra de alta visibilidade e um pacote eletrônico com duas entradas USB e uma tomada de corrente de 12 V.
O sistema de propulsão de 3.000 W utiliza uma transmissão por correia clássica entre o motor e o eixo, enquanto que o mais potente de 5.000 W conta com tração direta, já que o motor está integrado nos eixos.
O trem motriz de propulsão traseira de 3.000 W pode suportar pilotos de até 81 quilos. Qualquer um dos dois sistemas de propulsão permite alcançar uma velocidade máxima de 35 km/h, mas ir mais rápido não costuma ser uma prioridade quando você está rodando pelas trilhas e explorando a natureza.
A altura do banco é de 41 centímetros e conta com uma almofada impermeável para ajudar a manter o condutor seco quando dirige em condições de umidade. O Outsider Coyote circula sobre rodas de alumínio com pneus IRC VX-10. A suspensão independente utiliza amortecedores de ar em ambos os extremos, com rebote ajustável.
Os freios a disco dianteiros duplos Magura hidráulicos de 180 mm vêm de série, assim como um carregador de bordo de 1.000 W e 110 V. Se for solicitado, pode ser instalado um carregador opcional de 220 V e 2.500 W. Como a Outrider USA também realiza envia seus veículos a todo o mundo, eles também podem ser adaptados aos diferentes sistemas elétricos dos diferentes países sob solicitação.
O preço nos Estados Unidos começa em 13.985 dólares. Para obter mais informação, o melhor é consultar o site da Outrider USA e contatá-los para esclarecer qualquer dúvida técnica específica.