2022 - PAGANI HUAYRA CODALUNGA

A marca de San Cesario sul Panaro acaba de apresentar sua última criação, o chamado Pagani Huayra Codalunga, que como podemos ver, é uma versão ‘longtail’ ou ‘cauda longa’ do superesportivo da casa italiana, criado especificamente a pedido de dois clientes.
O projeto foi realizado pelo departamento Grandi Complicazioni da Pagani que, apesar do seu curioso nome, é dedicado à personalização e aos projetos one-off ou de edição limitada.
De acordo com a Pagani, serão fabricados unicamente 5 exemplares deste Huayra Codalunga, e todos eles já estão vendidos, e comenta-se que o preço do carro encosta nos 7 milhões de euros, mas não se sabe quando serão entregues a seus donos.
Os dois clientes originalmente interessados neste carro recorreram à Pagani em 2018, com o objetivo de encomendar um carro inspirado nos veículos de corridas de Le Mans dos anos 60, e no final acabaram trabalhando no projeto, junto à marca, durante dois anos.
O resultado é este Huayra Codalunga, que sob sua enorme tampa traseira esconde um potente motor 6.0 V12 biturbo de 840 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo, supomos que em idêntica configuração ao instalado no Pagani Huayra R.
O modelo se destaca pelas características quatro saídas de escape da Pagani, embora a traseira seja muito diferente à do Huayra. Além disso, o sistema de escape revestido de cerâmica, que pesa apenas 4.4 quilos, fica totalmente exposto.
A Pagani decidiu também utilizar unicamente cores foscas ou semi-foscas e em tons neutros, enquanto que no habitáculo encontramos um estofamento de couro/nubuck e diversos elementos de alumínio.
Graças aos materiais compostos da carroceria, entre outras coisas, o peso do conjunto é de apenas 1.290 quilos, uma cifra bastante contida tendo em conta a potência do motor de 12 cilindros, embora não tenham sido anunciadas as especificações para este Codalunga.