1990 - PEUGEOT 205 GTI PLUS
A história do Peugeot 205 GTI está cheia de sucessos. Trata-se de um dos utilitários esportivos mais icônicos e representativos da década de 80 na Europa, com presença em competições diversas e com quase 300.000 unidades produzidas em uma década na ativa. No entanto, há uma edição especial um pouco menos conhecida que se destaca por seu equipamento Premium e a qualidade de sua construção, estamos falando do Peugeot 205 GTI Plus.
Lançado no início de 1990, a versão Plus se destacava por ser uma edição especial que foi oferecida em alguns mercados selecionados. Estava disponível com os motores a gasolina 1.6 de 115 cv e 1.9 de 130 cv, embora fosse adquirido principalmente com o motor maior. Tratava-se de uma versão especial que combinava esportividade com certo nível de luxo no interior.
O Peugeot 205 GTI Plus foi concebido com a intenção de atrair uma clientela mais sofisticada com um produto de acabamentos mais cuidados graças a um equipamento extra e aos materiais utilizados para sua fabricação, elementos disponíveis em segmentos superiores ao do pequeno GTI francês. Deste modo, a Peugeot se assegurava que muitos compradores de carros maiores ou de marcas Premium tivessem no 205 GTI Plus uma opção a ser levada em conta.
Entre suas características mais destacadas surge a pintura exterior. A carroceria do 205 GTI Plus recebia um acabamento exclusivo na cor verde Sorrento metalizado, uma pintura que, embora à primeira vista pudesse parecer preta, quando o sol incidia diretamente sobre a carroceria exibia alguns reflexos verdes intensos muito característicos. Deste modo, a edição especial se diferenciava das cores que os clientes habitualmente escolhiam quando compravam o GTI, ou seja, branco, vermelho e preto.
Entre seu equipamento interior também havia elementos como a servo direção e o ar condicionado. Posteriormente foi incorporado o ABR, um precursor do sistema antibloqueio de freios ABS, que mais tarde foi implantado como um padrão na indústria automobilística. Chamavam a atenção os bancos de couro cinza escuro com costuras em vermelho, combinando com a alavanca de câmbios, as molduras das portas, os logotipos GTI e o característico carpete.
Debaixo do capô, o poderoso motor a gasolina de 1.9 litros e aspiração natural completava uma edição especial agora muito cotada entre os colecionadores. Entregava 130 cv de potência e um torque máximo de 157 Nm a 4.750 rpm. Um ano mais tarde, o motor de 1.9 litros recebeu uma versão com catalisador, o que significou uma redução de sua potência para 122 cv, uma medida obrigatória, à qual todas as marcas tiveram que adaptar-se para cumprir com as exigências meio-ambientais e que por contrapartida, significou uma redução pouco significativa nos rendimentos mecânicos.
Hoje, o Peugeot 205 GTI Plus é uma série especial muito demandada e com um alto valor no mercado de veículos usados na Europa.