2022 - PEUGEOT 205 GTI TOLMAN EDITION

Em um momento em que surgem no mercado restomods dos mais chamativos, a filosofia da Tolman Engineering é completamente diferente: realizar trabalhos não invasivos onde cada componente que tocam pode voltar a ser de série sem nenhum problema. O resultado são modelos como o Tolman Edition 205 GTI, o primeiro dos quais já foi entregue a seu comprador.
Visualmente, exceto pelos logotipos da empresa, é idêntico ao modelo da Peugeot, mas após receber um completo processo de restauração que o deixa como novo. A empresa dedica em torno de 700 horas para completar cada exemplar e as mudanças mais importantes afetam, sobretudo, a parte mecânica.
Pode equipar um motor de 1.6 ou de 1.9 litros, ambos com melhorias que permitem chegar a uma potência de até 200 cv, conta com uma ECU com acelerador tipo fly-by-wire, um sistema de escape de aço inoxidável e de maneira opcional se pode instalar um diferencial Qualife ATB.
A nível dinâmico, a resposta do carro agora é mais nobre e previsível graças à incorporação de uma regulagem específica dos amortecedores Bilstein, à instalação de uma barra estabilizadora traseira feita na medida e à possibilidade de montar freios AP Racing de maior desempenho.
Por último, a empresa oferece diversas opções para personalizar o interior com materiais e cores, assim como a possibilidade de instalar um sistema de infotainment moderno com tela táctil e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O comprador do primeiro exemplar optou por um quadro de instrumentos digital que replica o analógico original, volante forrado com Alcantara, vidros elétricos e um sistema de som Blaupunkt, entre outras coisas.
Chris Tolman declarou: “Para mim e estou certo de que para muitos outros, nos anos 80 e 90 os Peugeot 205 GTI foram um primeiro contato com os carros de alto desempenho; algo gratificante, receptivo e atrativo. Queríamos recriar essa sensação com a estrada, um automóvel em que simplesmente você entra e curte a direção com força”.
Cada Tolman Edition 205 GTI custa 55.000 libras esterlinas mais impostos, ou seja, cerca de 347.600 reais ao câmbio atual. A empresa tem acesso a muitos modelos da Peugeot, tanto com o volante à esquerda como à direita, e já está trabalhando no próximo exemplar, que será revelado antes do final deste ano.