1996 - PEUGEOT 406 TOSCANA CONCEPT

No Salão de Genebra de 1996, a Peugeot apresentou um curioso e chamativo protótipo, cujo nome fazia alusão à região italiana da Toscana. Estamos falando do Peugeot 406 Toscana Concept que, como podemos apreciar, foi a antecipação de um conhecido modelo de produção.
A verdade é que o protótipo, obra de Pininfarina, nunca foi fabricado, mas anunciou a chegada de uma nova versão de carroceria na família do Peugeot 406, que para muitos foi um dos carros mais bonitos da história da marca francesa.
O modelo resultante foi o Peugeot 406 Coupe, apresentado alguns meses depois no Salão de Paris de 1996, que também foi projetado pela conhecida empresa italiana Pininfarina, e também fabricado na Itália, perto de Turin, na planta do encarroçador em San Giorgio Canavese.
A parte frontal do protótipo é idêntica à do Peugeot 406 de primeira geração, assim como a parte traseira (com exceção do espetacular aerofólio), embora neste caso já não seja mais um sedan, mas uma espécie de conversível, tipo targa, que parece mais um iate que um automóvel.
Chama a atenção sua superfície envidraçada, ao estilo cápsula, com um largo para-brisa, vidros estreitos e um teto de vidro retrátil, que permitia converter o carro em um conversível.
O habitáculo do protótipo era bastante próximo ao do 406 Coupe de produção, embora o modelo de exposição exibisse uma combinação de cores bastante chamativa, com uma mescla de tons verde e salmão.
“El 406 Toscana toma emprestados seus ideais e proporções clássicas dos arquitetos do Renascimento, sendo uma evolução natural do 406 sedan do qual deriva. Com este Toscana, os designers da Peugeot criaram uma escultura em movimento”, afirmava na época o fabricante francês.
O 406 Coupe que no final chegou à produção foi um sucesso, com mais de 100.000 exemplares comercializados, sendo vendidas versões a gasolina e diesel, incluindo um motor V6 a gasolina com até 210 cv de potência. Seu sucessor, o Peugeot 407 Coupe, não teve tanto êxito, talvez porque não tivesse o mesmo atrativo estético.