2021 - PEUGEOT 508 PSE SW

Pouco mais de um ano se passou desde que a marca francesa revelou o 508 Peugeot Sport Engineered Concept no Salão de Genebra 2019. Agora, no âmbito do seu 210º aniversário, a Peugeot revelou a versão definitiva do modelo, o Peugeot 508 PSE 2021, um veículo que está disponível com duas carrocerias diferentes e um sistema de propulsão híbrido plug-in de 360 cv, que o torna no carro de rua mais potente da empresa.
Já em fevereiro deste ano tivemos uma primeira aproximação à versão quase definitiva do 508 PSE, mas as cifras de desempenho não haviam sido confirmadas pela Peugeot, assim como as imagens eram escassas e os detalhes muito limitados. Também não sabíamos que a empresa havia se atrevido a lançar essa versão Peugeot Sport Engineered com a carroceria perua do Peugeot 508.
A base do sistema de propulsão do novo Peugeot 508 PSE 2021 é um motor a gasolina 1.6 sobrealimentado que entrega 200 cv de potência e 300 Nm de torque. Estas respeitáveis cifras são reforçadas por dois motores elétricos. O primeiro se situa no eixo dianteiro e oferece 81.2 kW (109 cv) e um torque máximo de 320 Nm, enquanto que a segunda unidade, localizada no eixo traseiro, entrega 83 kW (111 cv) e 166 Nm de torque.
Em combinação, o sistema de propulsão do novo 508 PSE oferece 360 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm, que são gerenciados através de uma transmissão automática de 8 velocidades. Isso significa que estamos diante do modelo de rua mais potente da Peugeot, superando os RCZ R e 3008 GT Hybrid4 de 300 cv.
Estas cifras de rendimento se traduzem em um desempenho digno de um veículo esportivo. Assim, o 508 PSE acelera de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos e segue acelerando até os 250 km/h, onde o limitador eletrônico restringe sua velocidade máxima. Ao mesmo tempo homologa, com base no ciclo WLTP, um consumo médio de 58.8 km/l e emissões de CO2 de apenas 46 g/km.
Além disso, é capaz de circular até 135 km/h em modo totalmente elétrico, graças a uma bateria de 11.5 kWh que lhe dá fôlego suficiente para recorrer 42 quilômetros (segundo o ciclo WLTP) antes de esgotar a sua carga. A bateria pode ser recarregada utilizando uma tomada de corrente doméstica em 7 horas. Também admite o uso de um wallbox a 7 kW, o que reduz o tempo de carga a menos de 2 horas. Embora tanto o Peugeot 508 PSE Sedan como o 508 PSE SW tenham engordado (1.850 e 1.875 kg), necessitam de somente 3 segundos para acelerar de 80 a 120 km/h.
Tudo isso está acompanhado de um estilo mais esportivo. Os engenheiros da Peugeot instalaram para-choques específicos que integram entradas de ar com detalhes em amarelo flúor, apêndices aerodinâmicos, novas saias laterais, um difusor traseiro com dupla saída de escape e um pequeno aerofólio sobre o teto. Tudo está acompanhado de novas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S, sobre novos discos de freio dianteiros de 380 mm mordidos por pinças na cor amarelo. O exterior está disponível nas seguintes cores: Selenium Grey, Nera Black e Pearl White.
Enquanto isso, no habitáculo surge o já conhecido Peugeot i-Cockpit, adornado com molduras escovadas, um volante de dois raios com aletas integradas, detalhes em amarelo tanto nas costuras como no quadro de instrumentos e na tela táctil central de 10 polegadas do sistema de infotainment. Os bancos esportivos apresentam uma combinação de couro Nappa Mistral e Alcantara com costuras amarelas e brancas em contraste, criando um padrão especial em diamantes no centro do encosto.
Em termos de equipamento, oferece elementos destacáveis, como a visão noturna, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, alerta de saída de faixa, frenagem de emergência automática, Head-Up Display, tela táctil capacitiva de 10 polegadas, sistema de som FOCAL Hi-Fi de série, além de bancos térmicos e com função massagem para o condutor.
O novo Peugeot 508 PSE 2021, tanto em versão sedan como perua, estará disponível nos concessionários europeus durante o primeiro semestre do próximo ano. Espera-se que a introdução deste modelo abra o caminho para a chegada de um possível Peugeot 308 PSE na próxima geração, um veículo que será lançado provavelmente em 2022 e será rival direto de veículos como o Volkswagen Golf R graças à sua mecânica com mais de 300 cv.