2020 - PEUGEOT e-EXPERT

Após a apresentação do novo Citroën ë-Jumpy, chegou a vez da marca Peugeot. A marca do leão também está apostando muito forte no mercado dos furgões elétricos e prova disso é a entrada em cena do novo Peugeot e-Expert. Assim, a versão totalmente elétrica do Peugeot Expert já é uma realidade e foram divulgados todos os seus detalhes.
O Groupe PSA vem trabalhando há tempos na eletrificação de toda sua linha de veículos comerciais. Um processo de transição para a mobilidade elétrica que a partir deste ano se acelerará de maneira relevante. É que o lançamento do novo e-Expert não é mais que o início de uma ofensiva de furgões elétricos sob o emblema da Peugeot. Uma estratégia que se reproduzirá também nas marcas Citroën e Opel.
Tratando agora do novo e-Expert, já temos todos os detalhes sobre este veículo comercial plug-in. Uma versão elétrica que mantém intactas todas as características principais do Peugeot Expert, incluindo a versão Compact, única neste segmento. A marca francesa destaca que profissionais autônomos, pequenas e médias empresas, assim como administrações públicas serão os clientes ideais para este novo furgão elétrico.
Dando uma olhada nas imagens, percebemos que que existem alguns traços distintivos que permitem diferenciar o novo Peugeot e-Expert de um Expert com motor convencional. A tomada de carga está instalada no para-lama dianteiro esquerdo, a grade intermediária tem um desenho específico e, além disso, aparece o logotipo ‘e-Expert’ na traseira.
Com relação ao interior do novo e-Expert surgem outros detalhes que mostram que não estamos diante de um furgão convencional. Por exemplo, o quadro de instrumentos conta com uma nova gama de cores e o sistema de infotainment, controlado através de uma tela táctil, foi adaptado ao tipo de mecânica usada.
Também há uma nova transmissão automática ‘e-Toggle’, um freio de estacionamento elétrico, assim como um seletor de modos de condução que permite escolher entre estes três perfis:
- Eco: Favorece a autonomia oferecendo 60 kW e 190 Nm.
- Normal: Um conforto ótimo para uso diário e um rendimento que alcança os 80 kW e 210 Nm.
- Power: O desempenho é otimizado com 100 kW e 260 Nm para o transporte de cargas pesadas.
Por outra parte, e ligado diretamente aos modos de condução, cabe destacar que há duas opções de frenagem disponíveis: Moderado e Aumentado.
Será possível escolher entre os níveis de acabamento Pro e Premium. Além disso, o novo Peugeot e-Expert estará disponível na maioria das versões da linha térmica, que são as seguintes:
- Furgão: Disponíveis 3 comprimentos: Compact (4.6 m), Standard (4.95 m) e Long (5.30 m).
- Cabine Dupla: Disponível com 5 ou 6 lugares fixos.
Além disso, a modularidade continua sendo chave neste veículo elétrico. Será possível acomodar três passageiros na fila dianteira e a capacidade de reboque também se mantém, com a possibilidade de puxar uma carga de até 1.000 quilos. O volume útil é de até 6.6 metros cúbicos, o mesmo que nas motorizações térmicas e a carga útil é de até 1.275 Kg, uma cifra exclusiva da versão elétrica.
O equipamento tecnológico é muito bom se considerarmos o tipo de veículo que nos encontramos. As versões mais completas contarão com sistema de acesso e partida sem chave, Head-Up Display, Grip Control, câmera de visão traseira, regulador e limitador de velocidade, alerta de mudança involuntária de faixa, acendimento automático de luzes de estrada e sistema ativo de alerta de ângulo morto.
O novo e-Expert está sustentado pela plataforma EMP2. A Peugeot oferece um total de duas baterias de íons de lítio na hora de configurar este modelo: 50 e 75 kWh. Em ambos os casos com um motor de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque máximo.
A autonomia, de acordo com o ciclo WLTP, é de 230 km para a bateria de 50 kWh e de 330 km para a de 75 kWh. Graças a esta configuração mecânica, e em modo Power, o e-Expert é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13.1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h.
Há dois tipos de carregadores para realizar a importante tarefa de recarga da bateria. De série se incorpora um carregador monofásico de 7.4 KW. Agora, opcionalmente se pode optar por um carregador trifásico de 11 kW.
Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo Peugeot e-Expert está agendado para o segundo semestre de 2020. Sua produção será realizada na França, próximo de Valenciennes. No momento em que se aproxime sua data de lançamento, a Peugeot fornecerá o resto dos detalhes que faltam para conhecer, como os preços.