2022 - PEUGEOT e-EXPERT HYDROGEN

É um momento histórico, o primeiro veículo de hidrogênio de série da Peugeot saiu da linha de montagem no último dia 13 de dezembro de 2021. Com isso, a Peugeot se converte em um dos primeiros fabricantes a oferecer no segmento dos veículos comerciais leves, além de suas versões a combustão e 100% elétricas, uma com célula de combustível de hidrogênio.
Linda Jackson, Diretora Geral da Peugeot, declarou: “Com o e-Expert Hydrogen, a Peugeot se situa na vanguarda de uma futura tecnologia de zero emissões especialmente significativa para o mercado dos veículos comerciais leves: a tecnologia elétrica do hidrogênio permite um uso diário intensivo sem a necessidade de recarga, uma vantagem decisiva para os profissionais que, em uma só jornada, precisam rodar várias centenas de quilômetros em autoestradas e depois entrar em zonas urbanas existem restrições por emissões. A tecnologia do hidrogênio desenvolvida pela Stellantis e implementada em nosso Peugeot e-Expert Hydrogen permite esses usos”.
A van de hidrogênio da Peugeot se distingue pela perfeita integração de todo o sistema elétrico de célula de combustível de hidrogênio em seu compartimento do motor e na parte inferior da carroceria. O resultado: o mesmo volume de carga das versões com propulsor térmico e um baixo centro de gravidade, que garante sua estabilidade, segurança e agilidade.
Os Peugeot e-Expert Hydrogen já estão prontos para começar a serem entregues. Seu primeiro cliente, que poderá estrear sua van antes das férias de final de ano, é a WATEA by Michelin, a jovem filial dedicada às soluções de mobilidade sustentável do grupo Michelin.
O e-Expert Hydrogen, que entra em produção no final de 2021, é o último símbolo da estratégia da marca ‘Extended power of choice’, que permite aos clientes escolherem entre uma ampla linha de propulsores que se adaptam melhor às suas necessidades específicas.
A versão elétrica de célula de combustível de hidrogênio vem demonstrar a rápida implantação da oferta eletrificada da linha Peugeot Expert. O início de sua produção acontece apenas 15 meses depois do lançamento do e-Expert 100% elétrico em 2020, que foi premiado como ‘International Van of the Year’ no início de 2021, sendo o sexto Peugeot que ganha este prestigioso prêmio desde 1992.
O Peugeot e-Expert Hydrogen toma como base de partida o e-Expert 100% elétrico. Sua produção se inicia na França, na planta de Hordain (Hauts de France), e termina na Alemanha, em Rüsselsheim, nas linhas de produção do centro de competência da Stellantis dedicado à tecnologia do hidrogênio.
O novo Peugeot e-Expert Hydrogen utiliza um inovador sistema ‘mid-power plug-in hydrogen fuel cell electric’ específico da Stellantis, que consiste em:
- Uma célula de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogenio que procede de seus tanques.
- Uma bateria de alta tensão de íons de lítio recarregável, com uma capacidade de 10.5 kWh, que pode ser carregada na rede elétrica e que também alimenta o motor elétrico durante determinadas fases da condução.
O novo Peugeot e-Expert Hydrogen se distingue por:
- Sua capacidade para cobrir todas as distâncias sem emissões locais de CO2.
- Sua capacidade para reabastecer hidrogênio em 3 minutos para mais de 400 km de autonomia sob o ciclo de homologação WLTP (em curso de homologação).
- Uma tomada de carga para a bateria de alta tensão.
- 2 comprimentos disponíveis (Standard e Long) com as mesmas características de volume de carga que as versões diesel e 100% elétrica.
- Até 6.1 m3 de volume de carga.
- Até 1.000 kg de carga útil.
- Até 1.000 kg de capacidade de reboque.
- Sua validade para todo tipo de condições em estrada e autoestrada, com uma velocidade máxima de 130 km/h.
O novo Peugeot e-Expert Hydrogen é tecnologicamente inovador e tem um forte caráter. Pode ser conduzido em qualquer lugar de forma silenciosa e sem emissões de CO2, inclusive no centro das cidades, não abrindo mão do desempenho, conforto e prazer de conduzir.
Com o anúncio de inúmeros projetos internacionais, o hidrogênio está se convertendo em um importante pilar da transição energética. Na Europa, sobretudo, o ecossistema está crescendo e os investimentos da European Clean Hydrogen Alliance para promover esta solução alcançam os 60 bilhões de euros.
Com este novo e-Expert Hydrogen, a Peugeot se posiciona como um ator principal neste desafio energético.