2021 - PEUGEOT e-PARTNER

A Peugeot pisou no acelerador do processo de transição para a mobilidade elétrica de sua linha de veículos comerciais. Em um espaço de tempo relativamente curto, a marca francesa introduziu uma ampla seleção de furgões elétricos. Uma oferta que agora se vê enriquecida com a chegada do modelo de acesso. O novo Peugeot e-Partner já é uma realidade e chegou para ser um complemento aos novos Peugeot e-Expert e Peugeot e-Boxer.
O Peugeot Partner é um veículo comercial leve de referência. Desde seu lançamento foram fabricadas mais de 2 milhões de unidades, sendo comercializado em mais de 100 países. Agora, e com base nos tempos que correm, eleva seu compromisso com a mobilidade sustentável com uma interessante versão 100% elétrica. Uma alternativa plug-in aos motores a gasolina e diesel que integram a linha Partner.
A nível estético, as diferenças entre o novo e-Partner e o Partner com motor a combustão são mínimas. No exterior do novo e-Partner, os detalhes mais relevantes a se destacar são o próprio emblema com o nome do veículo situado na parte traseira, as rodas de 16 polegadas e a tampa de carga localizada no para-lama traseiro esquerdo (no mesmo lugar da tampa de combustível).
Com relação ao interior do novo e-Partner, somos envolvidos por um ambiente destinado a satisfazer as necessidades dos profissionais em sua jornada de trabalho. Dependendo da versão, há uma instrumentação digital com tela de 10 polegadas e um quadro analógico com tela a cores.
Da mesma maneira, foi instalado um comando de câmbio automático ‘e-Toggle’, um seletor de modos de condução para se optar entre os perfis Eco, Normal ou Power, e um freio de estacionamento elétrico.
Os europeus interessados em adquirir esta nova furgoneta elétrica poderão escolher entre dois níveis de acabamento. São as terminações Pro e Premium. O equipamento tecnológico é realmente completo. As versões mais exclusivas podem dispor das seguintes funções: sistema de acesso e partida sem chave; carregador sem fios para telefones móveis compatíveis; Advanced Grip Control com 5 níveis de aderência; ajuda na partida em rampa; câmera de visão posterior Visiopark 180º; controle do ambiente traseiro e lateral do lado do passageiro Surround Rear Vision; regulador e limitador de velocidade; alerta de mudança involuntária de faixa; alerta de risco de colisão; frenagem automática de emergência; alerta de atenção do condutor; mudança automática de luzes baixas a altas; reconhecimento ampliado de sinais de trânsito com aviso de velocidade máxima; sistema de controle do ângulo morto; sistema de controle de estabilidade para reboques; indicador de sobrecarga; MirrorScreen com Apple CarPlay e Android Auto; aviso sonoro para advertir da presença do veículo a pedestres ao circular na cidade e até 30 km/h.
O sistema de propulsão elétrico do novo e-Partner é composto por um motor de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque máximo, alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 50 kWh. Anuncia uma autonomia de 275 quilômetros segundo o ciclo WLTP. Se no seletor de modos de condução for escolhido o perfil Power, será obtido um maior desempenho.
Esse furgão elétrico da Peugeot é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11.2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h. O mencionado seletor de modos de condução permite ajustar a entrega de potência para priorizar o desempenho e/ou a autonomia:
- Eco (60 kW e 190 Nm): Prioriza a autonomia e a suavidade na condução.
- Normal (80 kW e 210 Nm): Perfil ótimo para um uso cotidiano.
- Power (100 kW e 260 Nm). Otimiza o desempenho. Ideal para o transporte de cargas pesadas.
É possível escolher entre dois modos de frenagem com recuperação de energia (Moderado e Ampliado). Além disso, há dois tipos de carregadores a bordo disponíveis para atender diferentes situações. De serie é equipado com um carregador monofásico de 7.4 kW e opcionalmente, se oferece um carregador trifásico de 11 kW.
O tempo de carga da bateria do e-Partner varia dependendo da tomada elétrica utilizada. Em uma do tipo padrão 8A o processo de recarga será completado em 31 horas. Em uma tomada reforçada de 16A esse tempo se reduz para 15 horas. Em um ponto de carga de 7.4 kW o processo se completa em 7 horas e meia, e em uma estação de 11 kW, será preciso 5 horas se for utilizado o carregador trifásico.
Se o usuário tiver acesso a um ponto de carga rápido, a regulagem térmica da bateria permite utilizar carregadores de até 100 kW e alcançar cerca de 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos.
A produção em série do novo Peugeot e-Partner será realizada na Espanha. Mais concretamente na fábrica da Stellantis em Vigo. Compartilhará linha de montagem com outras furgonetas elétricas como o Citroën ë-Berlingo Van e o Opel Combo-e Cargo. Todos esses modelos utilizam a plataforma EMP2, que permite o uso de mecânicas convencionais e/ou elétricas.
O lançamento comercial na Europa acontecerá no segundo semestre de 2021. Quando estiver próximo o momento do seu desembarque nos concessionários, serão revelados o resto dos detalhes da linha, além de seus preços.