2021 - PEUGEOT e-RIFTER

Se alguém estava buscando uma van 100% elétrica dentro da linha Peugeot e a Traveller se apresentava como uma opção muito grande, uma boa solução pode ser o novo e-Rifter, mais compacto e enquadrado dentro da linha de turismos da marca francesa.
Esta semana foram apresentados todos os detalhes desta versão ecológica, que se destaca por sua elevada capacidade de carga, sua funcionalidade e um equipamento tecnológico de última geração. Tudo isso com dois comprimentos diferentes.
Elas são denominadas Standard e Long, com 4.40 e 4,75 metros de comprimento respectivamente, acomodando 5 ou 7 passageiros em função da versão escolhida. Ambas se assentam sobre a plataforma modular EMP2 da PSA e sua altura não supera os 1.90 m, de forma que o Peugeot e-Rifter pode acessar a maioria dos estacionamentos. Esteticamente é preciso observar com detalhes para diferenciar a elétrica das demais versões térmicas, embora não seja uma tarefa complicada, pois apresenta uma tomada de carga no para-lama traseiro esquerdo, rodas de 16 polegadas e o emblema ‘e-Rifter’ na parte traseira.
Com relação ao interior, as mudanças são um pouco mais destacadas, já que a marca francesa equipou esta versão ecológica com seu i-Cockpit digital, de forma que o condutor pode receber todo tipo de informação através de uma tela de 10 polegadas, grafismos específicos para o sistema multimídia, assim como um novo comando para a transmissão automática. Este se denomina ‘e-Toggle’ e vai situado em um console central renovado que também acomoda um seletor de modos de condução novo (Eco, Normal e Power).
A Peugeot diz que na segunda fila de bancos - todos individuais - se pode colocar um assento infantil em cada um dos três disponíveis. Na versão longa, os bancos são corrediços além de extraíveis, favorecendo o volume do porta-malas e o espaço para os joelhos dos passageiros. Como dissemos, este modelo conta com uma capacidade de carga destacada que vai desde os 775 litros abaixo da bandeja até os 4.000 litros até o teto, com os bancos rebatidos na versão de distância entre os eixos ampliada. Além disso, os numerosos espaços porta-objetos são capazes de abrigar até 186 litros. O vidro traseiro pode ser aberto e o teto Zenith também está presente.
Independentemente da versão escolhida, a bateria de íons de lítio é a mesma, com uma capacidade de 50 kWh e uma autonomia de até 280 km de acordo com o ciclo WLTP. O sistema de propulsão é o mesmo do Peugeot e-Traveller, com um motor elétrico que entrega 100 kW (136 cv) e 260 Nm, sendo capaz de alcançar os 100 km/h em 11.2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. A capacidade de reboque é de até 750 quilos com um engate disponível desde o lançamento desta versão.
O e-Rifter dispõe de dois tipos de carregadores integrados, sendo eles um monofásico de 7.4 kW e outro trifásico de 11 kW, de modo que o usuário pode repor a energia da bateria de várias formas: a partir de uma tomada padrão, uma tomada reforçada ou através de uma estação de carga e inclusive em um carregador rápido. Os tempos de carga vão das 31 horas até os 30 minutos, correspondentes a um carregador rápido de 100 kW.
O Peugeot e-Rifter será comercializado na Europa no segundo semestre de 2021 e estará disponível com quatro acabamentos, sendo eles os Active Pack, Allure, Allure Pack e GT. Em relação às assistências e ajudas à condução, destacam-se a ajuda à saída em rampas, câmera de marcha ré, alerta de mudança involuntária de faixa, frenagem automática de emergência, mudança automática de luzes baixas para altas, reconhecimento de sinais de trânsito, detector do ângulo morto e o sistema de controle de estabilidade do reboque.