2022 - PORSCHE 911 SPEEDSTER BREWSTER GREEN
Esta é a história de um 911 Speedster único, nascido da paixão pela cor verde de um cliente da Porsche.
A cor sempre foi um elemento distintivo da experiência Porsche. Desde o primeiro 356 refrigerado a ar até o mais recente Taycan totalmente elétrico, uma paleta de cores ousada e variada permitiu aos designers e clientes da marca expressarem sua individualidade. E isso se mostra evidente no 911 Speedster que aparece nas imagens, um automóvel único inspirado na própria família Porsche, que passou de um sonho para tornar-se realidade graças à equipe de especialistas que trabalha na divisão Porsche Exclusive Manufaktur.
O verde tem muito a ver com as origens da marca e com os primeiros 911. Ferry Porsche sempre se assegurava de que seus carros na empresa estivessem pintados nesta cor, em alguma de suas múltiplas variantes (verde Oak metalizado, verde Olive, verde Emerald metalizado ou verde Brewster, entre outros). É uma tradição que continuou com o Dr. Wolfgang Porsche até o dia de hoje, com vários modelos de sua coleção privada terminados nestes mesmos verdes que seu pai escolhia há mais de meio século.
Na verdade, esta coleção foi a inspiração para criar o 911 Speedster tão especial que é o protagonista deste artigo. Em uma visita ao Museu Porsche, o proprietário pôde ver o surpreendente 993 Turbo S que o Dr. Porsche ainda gosta de dirigir pela estrada alpina de Grossglockner, na Áustria. Aquilo foi amor à primeira vista e o começo de uma obsessão com este tom de pintura tão incomum como sutil, que responde ao código 22B Brewstergreen. “Não sou um grande fanático pelas cores metalizadas, mas essa me cativou de imediato porque é muito discreta”, explica. “Em determinados ambientes parece preto, mas quando se vê com boa luz, traz à tona o verde”.
Além da generosa oferta de série, pinturas opcionais como esta permite que os clientes expressem ainda mais sua própria personalidade. Com mais de cem cores adicionais, a paleta individualizada do 911 oferece um leque de possibilidades muito amplo.
Ter a oportunidade de possuir um Speedster é algo muito especial. Enquanto viajava à Alemanha, o departamento Porsche Exclusive Manufaktur informou ao proprietário de que poderia personalizar seu carro além do habitual. “Assim que li o e-mail, sabia que iria escolher o verde Brewster para o exterior”, lembra.
“Era o momento de combinar todos os meus verdes favoritos e o Speedster era o carro perfeito para isso. A escolha do verde Brewster foi fácil depois de ver como ficava na carroceria de um 991.2 Turbo S. O interior com couro Noto verde também esteve claro desde o princípio, após comprovar seu efeito em um 911 GT3 Touring, mas quisemos ir um passo além do habitual e por isso decidimos utilizar este estofamento nos bancos, nas saídas de ventilação, no volante, nos painéis das portas, nos para sóis, nas bordas dos tapetes, nas molduras decorativas e inclusive na caixa de fusíveis”. As rodas, por sua parte, foram pintadas na cor da carroceria e foram arrematadas com uma linha prateada que recorre toda a circunferência.
“Desde o momento de colocar as amostras de tinta e o couro para ver sua interação, até a criação das representações gráficas, a experiência foi inigualável”, comenta. “Foram muitos os detalhes que realmente tornaram essa viagem em algo muito especial. Pude ver o carro antes que saísse da planta de Zuffenhausen e conhecer algumas das pessoas que haviam trabalhado nele. Sua alegria era contagiante”.
O resultado final é a materialização da paixão de um homem, mas também um reflexo da dedicação e o cuidado pelo detalhe da equipe da Porsche Exclusive Manufaktur, que envolve o cliente em cada fase do projeto. “Foi uma honra, um prazer e um privilégio tornar realidade o meu sonho”, diz o proprietário. “Estou muito satisfeito com o resultado e, como podem ver pela quilometragem e o desgaste do couro, me encanta sair e dirigir o automóvel. É uma combinação que talvez não agrade a todos, mas para mim representa a perfeição”.