2022 - PORSCHE 964 BY THEON DESIGN

A Theon Design revelou sua última criação feita na medida, um Porsche 911 (964) completamente restaurado e melhorado que apresenta uma carroceria de fibra de carbono leve combinada com uma suspensão semi-ativa e um motor Boxer de 6 cilindros com 4.0 litros e 400 cv.
A Theon Design é uma empresa criada por Adam Hawley, uma pessoa obcecada pela Porsche, com mais de duas décadas de experiência em design automobilístico. A firma tem sua sede no ‘Motorsport Valley’ do Reino Unido, em Oxfordshire, lar de uma grande variedade de empresas e técnicos de tecnologia.
Assim como todos as encomendas especiais da Theon Design, o CHI001 que aparece nas imagens está baseado em um Porsche 911 (964) que foi totalmente desmontado e restaurado completamente.
Trata-se da primeira criação da Theon Design que apresenta fibra de carbono para a grande maioria da carroceria incluindo o teto, o capô, a tampa do motor, o aerofólio, os para-choques e as tampas das soleiras. Apenas as portas são de chapa de aço, para ajudar na proteção contra impactos laterais. Os arcos de roda são fabricados em Kevlar. O modelo conta ainda com rodas Fuchs de 17 polegadas que mostram os centros na cor da carroceria.
A experiência de condução torna-se ainda mais atrativa e capaz, graças à instalação da direção assistida hidro-elétrica, um sistema de escape comutável e uma suspensão semi-ativa com especificações RS dos especialistas da TracTive. O condutor pode optar entre 5 modos de amortecimento personalizados, selecionados através de um interruptor giratório de alumínio fresado, integrado no console central, o que dá ao CHI001 uma grande capacidade dinâmica.
O sistema de freios também foi melhorado com discos e pastilhas de carbono que oferecem uma potência de frenagem enorme. Na parte traseira do automóvel, um aerofólio ativo se assenta sobre a tampa do motor, o que garante um equilíbrio aerodinâmico perfeito em qualquer velocidade. Por outro lado, um cabeamento de grau aerodinâmico personalizado com módulos de distribuição de energia MoTeC ajuda ainda mais a reduzir o peso, enquanto que um sistema de ar-condicionado moderno e leve com condensadores duplos foi instalado na parte dianteira do automóvel, o que reduz ainda mais a massa e melhora a distribuição do peso. Com todos os fluidos e um tanque cheio de combustível, este modelo pesa 1.164 kg.
Embora o automóvel doador tenha começado sua vida como um 964 Carrera 4, a tração agora é canalizada às rodas traseiras através de uma transmissão de 6 velocidades que foi redesenhada a partir da transmissão G50 do mais recente 993, e um volante de inércia de uma só massa. Um diferencial de deslizamento limitado Wavetrac oferece controle e tração melhorados, enquanto que uma alavanca de câmbios RS se soma à sensação de mudança de marchas direta e rápida.
Cada elemento do interior foi projetado de acordo com os exigentes requisitos do cliente. O resultado é um habitáculo que combina de maneira especial com os elementos tradicionais do 911 com a tecnologia moderna.
Os preços da Theon Design para esse projeto começam em 380.000 libras esterlinas, o que equivale a cerca 2.28 milhões de reais ao câmbio atual. Cada automóvel é uma colaboração totalmente única com o cliente e leva cerca de 18 meses para construí-lo. O preço não inclui o automóvel doador, o frete nem os impostos.