2022 - PRODRIVE HUNTER
O Prodrive Hunter foge do comum: saído do Dakar, se trata de um veículo de alto desempenho concebido para poder correr por praticamente qualquer terreno imaginável.
David Richards, CEO da Prodrive, deixa mais do que claro qual foi sua ideia: “Há numerosos hipercarros no mercado, no entanto, todos precisam de boas estradas e inclusive pistas de corridas para mostrar seu desempenho. Identificamos que, em certas partes do mundo, particularmente no Oriente Médio, existem vastas extensões para serem exploradas que vão muito além do acesso que oferecem as estradas asfaltadas. Portanto, por que não criar um veículo que dê a oportunidade de explorar estas regiões com um desempenho muito maior que o oferecido por qualquer veículo todo-terreno anterior?”.
Dito e feito. O modelo toma a base do Hunter de competição, que com os sobrenomes T1 e T1 correu no Dakar (veja o vídeo) com pilotos ilustres no comando como Sebastien Loeb, e dele foi derivada uma versão de rua (ou melhor dizendo, de campo) que, ao contrário do que costuma ser habitual, é mais selvagem que o de corridas.
É que, embora utilize o mesmo motor 3.5 V6, teve um aumento de potência de 50%, levando seus números até os 600 cv e 700 Nm de torque máximo. Isso lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e atingir velocidades de até 300 km/h.
Além disso, de série é equipado com pneus todo-terreno de 35 polegadas que são mais indicados para a condução off-road que para realizar sprints sobre o asfalto.
O Prodrive Hunter está pensado para ir rápido por terrenos complicados, algo que deixa claro pelo fato de contar com uma suspensão com 400 milímetros de curso e com um sistema de freios com discos ventilados e pinças de seis pistões nas quatro rodas.
Como já era esperado, não é um modelo precisamente barato: no Reino Unido custa 1.25 milhões de libras esterlinas mais os impostos locais, ou seja, algo em torno de 8.3 milhões de reais mais impostos.