2022 - QIANTU K20

Provavelmente a maioria das pessoas nunca tenha ouvido falar da Qiantu Motor, mas não é um novo fabricante no panorama automobilístico internacional, pois já em 2016 havia apresentado na China o roadster elétrico K50.
A empresa chinesa, com sede em Suzhou, depois de um resultado comercial insatisfatório com este modelo, volta à carga com um interessante modelo de dois lugares, também de zero emissões, com certos traços do desaparecido Honda CR-Z.
O carro chama-se K20, tem uma autonomia homologada de 500 quilômetros (em um ciclo desconhecido) e um preço de partida na China equivalente a cerca de 65.000 reais.
A versão topo de linha, que não supera o equivalente a 105.000 reais, é formada por dois motores e, portanto, dispõe de tração total. Essas mecânicas desenvolvem 218 cv e 289 Nm de forma combinada.
Porém o mais curioso é que o carro, apesar de sua natureza elétrica e ter que carregar uma pesada bateria, pesa apenas cerca de 800 quilos. O resultado é uma destacada aceleração de 0 a 100 em somente 4.7 segundos.
No momento, o carro só está disponível em seu país de origem, mas se não fosse encarecer muito, faria todo o sentido comercializá-lo em outros mercados, pois geraria muita diversão por um preço realmente baixo.
Curiosamente, a Quiantu oferece o carro com um sistema de aluguel de baterias, ou seja, a mesma política comercial que, na época, era oferecida pela Renault com o ZOE e com o Kangoo elétrico, para dar dois exemplos.
Como podemos ver nas imagens, o interior de claro estilo minimalista conta com uma grande tela panorâmica que integra a instrumentação, o sistema multimídia e a climatização.