1983 - RENAULT 5 TURBO 2 I

O mercado do Renault 5 está em alta. O utilitário clássico da marca francesa celebrará o seu 50º aniversário no próximo ano (surgiu em 1972) e a Renault já anunciou que haverá um modelo completamente novo e elétrico que resgatará esta denominação. No entanto, o R5 original continua sendo muito demandado e as versões mais esportivas, as mais colecionáveis. Nesta segunda categoria é onde se encontra este Renault 5 Turbo 2 de 1983 com apenas 7.835 quilômetros que aparece nas imagens e que será leiloado.
Já falamos aqui muitas vezes das versões Turbo e Turbo 2 do Renault 5, modelos criados para homologar a versão de competição. Depois de produzir as 400 unidades do R5 Turbo para cumprir com os regulamentos do Grupo 4, a Renault decidiu simplificar o utilitário esportivo e introduziu o Turbo 2.
Os engenheiros franceses conseguiram que esta evolução fosse mais barata de ser fabricada sem perder o seu espetacular desempenho. O Renault 5 Turbo 2 utilizou componentes padrão do R5, substituindo os painéis de liga leve por equivalentes de aço, o painel e os bancos da Bertone foram eliminados, e o interior foi equipado seguindo as especificações do Renault 5 Alpine Turbo.
Assim, o Turbo 2 contava com o mesmo motor de 4 cilindros e 1.4 litros sobrealimentado que desenvolvia 160 cv de potência. O bloco era acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades, atingia uma velocidade máxima de 200 km/h e era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos, registros impressionantes para os primeiros anos da década de 1980.
Voltando a esta unidade em particular, saiu da fábrica em 1983 com uma carroceria na cor branco e um interior preto. Os bancos de tecido originais foram substituídos por um conjunto de couro preto do mercado de acessórios como sua única modificação. Porém o mais destacado é a sua baixa quilometragem, já que rodou apenas 7.835 quilômetros nos últimos 38 anos.
Este Renault 5 Turbo 2 de 1983 será leiloado no próximo dia 2 de fevereiro em um evento organizado pela RM Sotheby’s em Paris (França). Será entregue ao comprador com uma chave, um manual, o rádio original e uma roda de estepe. Por enquanto a casa de leilões não anunciou uma estimativa do preço de venda, mas com certeza deverá superar as seis cifras em euros com relativa facilidade.