2022 - RIVIAN R1T

O novo R1T é uma pick-up full size totalmente elétrica construída sobre um chassi tipo monobloco que aloja seu enorme pack de baterias no centro, entre os eixos, enquanto que os motores estão situados junto a cada uma das rodas, de modo que a distribuição de pesos é quase perfeita.
Em termos de dimensões o Rivian RT1 mede 5.475 mm de comprimento, 2.015 mm de largura, 1.815 mm de altura e uma distância entre-eixos de 3.450 mm. Seu peso aproximado é de 2.670 kg.
Segundo a marca, 52% do peso se encontra sobre o eixo dianteiro. Essa posição permite ainda dispor de muitos espaços, como o grande porta-malas dianteiro que encontramos na imensa parte frontal, o curioso espaço encontrado atrás da cabine, já que debaixo da caçamba traseira encontramos um compartimento transversal que recorre todo o veículo na largura. Debaixo da plataforma da própria caçamba surge também outro espaço que abriga o estepe de tamanho normal.
Cada um dos motores elétricos dispõe de 200 cv (147 kW), mas a potência total combinada será um pouco inferior aos 800 cv (cifra anunciada previamente) e encontraremos três diferentes versões, com números distintos de potência total combinada, sempre em função do tamanho do pack de baterias instalado.
Em qualquer dos casos encontramos um conjunto muito atraente, e o mais interessante é que a marca apresentou o veículo em seu formato definitivo de produção. De modo que por enquanto este é o aspecto que terá o modelo quando deixar a linha de montagem, mais próprio de um protótipo de salão. Segundo a Rivian, as primeiras entregas acontecerão no final de 2020, e já confirmaram que inicialmente somente serão produzidas as versões com baterias de 135 kWh e 180 kWh, portanto, as mais caras, e por enquanto não foram divulgados os preços.
A versão mais barata, com baterias de 105 kWh, terá um preço base de 61.500 dólares, após os distintos incentivos que gozam estes veículos de emissões zero nos Estados Unidos.