2009 - SAMSUNG eMX CONCEPT

O protótipo elétrico Vision-S 01 Concept, apresentado pela Sony na CES (Consumer Electronic Show) 2020 em Las Vegas, encorajou outras marcas ‘digitais’ a fabricar carros avançados. Essa tendência não é novidade, já que empresas como Panasonic, Apple e Google se aventuraram nesse mercado anos atrás.
O mesmo pode ser dito da Samsung, que, graças à cooperação com a Nissan e à subsequente aquisição da Renault, vem criando veículos desde o final do século XX, mais especificamente, desde 1998.
Para sermos exatos, a empresa coreana foi fundada em 1994. Um ano depois, em 1995, a construção de uma fábrica começou na segunda maior cidade da Coreia do Sul, Busan. E dois anos e meio depois, nasceu o Samsung SM5, um sedan baseado na quarta geração do Nissan Maxima.
Apesar de oferecer um produto totalmente competitivo, a crise financeira asiática de 1997-1998 afetou a Samsung Motors. A escuridão deu lugar à luz em 2000, quando a Renault adquiriu a marca. Desde então, a empresa coreana desfruta de boa saúde financeira.
Agora falando do Samsung eMX, ele foi criado no RSM (Renault Samsung Motors) Design Center, inaugurado em 2003 em um bairro de Seul. A equipe de especialistas estava acostumada a criar modelos para o mercado nacional, mas não um protótipo com apelo internacional, e isso representava um desafio especial.
Sua imagem, inspirada na natureza, é composta por linhas fluidas, simples e suaves, destinadas a serem utilizadas em futuros modelos da Aliança Renault Nissan. Na verdade, podemos observar componentes muito semelhantes no primeiro Nissan LEAF que estreou um ano depois.
O interior do eMX continua futurista, mesmo hoje. Não há um único canto ou aresta afiada nele e, apesar do seu tamanho compacto, é bastante espaçoso. Além disso, para entrar na segunda fileira, nem é necessário rebater os encostos dos bancos dianteiros, graças à ampla abertura das portas.
A iluminação interna é particularmente impressionante, proporcionando uma atmosfera acolhedora e de alta tecnologia. A sensação de leveza é ainda mais reforçada por um enorme teto panorâmico e iluminação de contorno turquesa.
O protótipo foi apresentado no Salão de Seul, em abril de 2009. Ele media 4.04 metros de comprimento, 1.81 metros de largura e 1.46 metros de altura, com uma distância entre os eixos de 2.53 metros.