2020 - SEAT LEÓN CUPRA FRENCH POLICE

Quando falamos de carros esportivos compactos de origem francesa, os Renault Mégane RS e Peugeot 308 GTI são os primeiros que vem à mente, mas existe um rival espanhol que os ofuscou. Isso porque a Polícia Nacional francesa contará a partir de agora com uma frota de automóveis fabricados na Espanha, mais precisamente em Martorell, de onde sairão os SEAT León Cupra com destino à França.
Efetivamente, o compacto esportivo espanhol se tornou o carro oficial da polícia francesa, exatamente da Brigadas de Intervenção Rápida (BRI). Embora a notícia tenha acabado de ser oficializada, durante este verão europeu surgiram fortes rumores a respeito que apontavam que o Renault Mégane RS seria substituído pelo SEAT León de maior desempenho. Agora sabemos que será a geração anterior a escolhida pela Gendarmerie, mas o CUPRA León será incorporado à frota nos futuros pedidos.
Tudo começou quando em 2019 este corpo da polícia francesa abriu uma licitação para substituir os antigos Renault Mégane RS que estavam em uso. Os candidatos que lutaram contra o compacto esportivo espanhol foram os Mégane RS de nova geração e o Alpine A110, ou seja, uma concorrência muito exigente. A marca espanhola começou como favorita e no final conseguiu seu objetivo, de forma que um total de 17 exemplares serão entregues às BRI no último trimestre deste ano de 2020.
Antes que isso aconteça, todos eles passarão pelas instalações de Gruau, preparador profissional de veículos em Laval (Saint-Berthevin), onde receberão um equipamento completo para realizar suas tarefas da melhor forma possível. Junto a uma decoração específica, os León Cupra receberão um sistema de comunicação interno e externo, luzes intermitentes e sirenes, assim como vidros reforçados para maior segurança. No interior, o design também será revisado para acomodar um painel de controle que permita transmitir diferentes mensagens em seis idiomas através de um dispositivo localizado no vidro traseiro.
A preparação em Gruau dura de 5 a 6 semanas por veículo e se aplicará tanto às versões com carroceria de cinco portas como às peruas (ST). Ambos serão propulsionados pelo mesmo motor: o conhecido EA888 do Grupo Volkswagen, ou seja, um 2.0 TSI de 4 cilindros que desenvolve 290 cv de potência e 380 Nm. Toda essa energia é enviada ao eixo dianteiro após passar por uma transmissão automática DSG de 7 velocidades, de forma que o compacto é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima está limitada a 250 km/h.