1957 - SKODA 1100 OHC

Ainda nos anos 50 do século passado, a Skoda criou um protótipo de dois lugares que tinha condições de encarar propostas de modelos esportivos da Itália, Reino Unido e Alemanha: o Skoda 1100 OHC.
Em 1957 a marca checa construiu duas unidades do Skoda 1100 OHC. Estes exemplares podiam atingir os 200 km/h e demonstravam altas capacidades nas corridas.
Ao contrário dos antecessores, Skoda Sport e Skoda Supersport, o 1100 OHC - que media 3.88 metros de comprimento e 1.43 metros de largura - era um verdadeiro protótipo de corrida, com carroceria em fibra de vidro reforçada com plástico.
Esse esportivo de pequenas dimensões era extremamente baixo (96.4 centímetros) e apresentava um peso bastante reduzido (550 quilos).
Além dos roadsters mencionados anteriormente, a Skoda construiu dois coupes deste 1100 OHC em 1959. Esses dois modelos tinham uma carroceria em alumínio.
Ambos os roadsters que aparecem nas imagens estão em perfeito estado de funcionamento: um encontra-se nas mãos do museu da Skoda, em Mladá Boleslav, e o outro pertence ao importador da Skoda no Reino Unido. Tanto um como o outro têm participado em eventos de automóveis antigos. No que diz respeito aos coupes, tiveram acidentes em estradas públicas, mas um deles está sendo restaurado no museu da marca checa.