1960 - SKODA 1100 OHC COUPE
Na década de 50 do século passado, a antiga Checoslováquia (hoje República Checa) experimentou um importante crescimento econômico, em sintonia com o resto dos países europeus ao terminar a Segunda Guerra Mundial. O setor automobilístico também se beneficiou deste crescimento e a Skoda Motorsport desenvolveu um carro de corridas para Le Mans que, devido à Guerra Fria, acabou não competindo. Mais tarde, foi agregado um teto a esse modelo, dando vida ao Skoda 1100 OHC Coupe. Agora, a marca checa reconstruiu essa velha lenda das corridas.
Em 1957, a Skoda apresentou um esportivo esbelto, com um design muito atraente, o Skoda 1100 OHC, um carro criado para competir nas 24 Horas de Le Mans. No entanto, as autoridades checas, então sob a influência da União Soviética, se negaram a participar da corrida francesa. Três anos mais tarde, a equipe da Skoda criou una versão coupe. Agora, esse veículo foi restaurado para celebrar os 120 anos da Skoda Motorsport.
A construção do 1100 OHC Coupe começou em 1959. O carro tinha uma tecnologia de vanguarda para a época: suspensão trapezoidal, com duas forquilhas dianteiras e um braço de arrasto atrás, e freios de tambor traseiros montados na engrenagem do diferencial para reduzir o peso. O motor, utilizado em um Skoda 440 Spartak, foi ajustado para passar de 40 para 92 cv, capazes de impulsionar o carro até os 200 km/h, graças a seus 555 quilos de peso.
A Skoda participou durante dois anos em diferentes corridas com o 1100 OHC Coupe, até que as regras da categoria 1100 mudaram e o carro acabou sendo vendido a compradores privados que, posteriormente, destruíram o modelo em acidentes. Mas, nos últimos anos, a marca checa pôde recuperar a maioria das peças e, a partir de um chassi reconstruído que a empresa exibia em seu museu desde 2015, pôde devolver à vida aquele mítico carro de corridas.
Neste ano de 2022, tão importante para o fabricante checo, quando se cumprem 120 anos da Skoda Motorsport, puderam completar a reconstrução do carro, fabricando uma carroceria de alumínio que substitui a original. Para isso, a equipe de protótipos partiu de alguns desenhos em 2D com os quais foi criada uma maquete em escala 1:1 do carro, assim como uma cópia digital dele. As formas e os detalhes individuais foram examinados e escolhidos cuidadosamente para assegurar que o carro reconstruído fosse o mais fiel possível ao original.
Em seguida, uma equipe de artesão aplicou algumas lâminas de alumínio de 0.8 milímetros e 1 milímetro de espessura e as soldaram manualmente. Algumas peças do 1100 OHC Coupe original, como as maçanetas das portas, foram tomadas de modelos de produção da Skoda da época, o que fez com que o trabalho da equipe fosse um pouco menos trabalhoso. Agora, o coupe de corridas reconstruído poderá ser visitado no museu da marca. Não há melhor forma de celebrar 120 anos de vida, do que ressuscitando uma velha glória.