2020 - SKODA SUPERB COMBI

A marca checa revelou hoje em um evento privado organizado em Bratislava, na Eslováquia, a nova linha Skoda Superb 2020, dotada de uma grande atualização que inclui leves retoques estéticos, mas uma abordagem técnica muito renovada, com equipamento inédito até agora, e inclusive a incorporação da primeira versão híbrida na história da linha.
Neste evento de apresentação foi revelado o facelift da linha Superb e o primeiro veículo elétrico da história da marca, o novo Skoda Citigo-e iV. Depois do evento, a empresa checa divulgou todas as imagens oficiais e especificações das distintas versões que irão compor a renovada linha 2020.
À primeira vista fica claro que o modelo pouco mudou em relação ao seu antecessor. A marca preferiu não arriscar e não quis mudar algo que com certeza sabe que funciona, razão pela qual de imediato não parece diferenciar-se do modelo que lhe precede, já que as novidades estéticas são tão sutis que passam despercebidas para quem não tem o olho treinado.
Os novos Skoda Superb Sedan e Skoda Superb Combi contam com as mesmas novidades em termos de design, com uma grade dianteira ligeiramente modificada e um para-choque dianteiro que foi retocado somente em sua zona mais baixa, na altura da tela inferior e das ópticas auxiliares. Nas laterais surgem novas rodas (incluindo rodas aerodinâmicas) e na parte traseira leves retoques no para-choque. No caso das ópticas, tanto dianteiras como traseiras, surge uma nova distribuição interna e novas grafias LED.
Mas é na parte do equipamento onde verdadeiramente haverá novidades na linha, que estreia uma nova versão híbrida plug-in, o novo Skoda Superb iV, sendo esta a primeira vez que surge uma opção deste tipo no catálogo da marca.
Entre as novidades de equipamento haverá faróis Full LED Matrix, sendo usados pela primeira em um modelo da marca, e Full LED também nos faróis antineblinas, além disso, as lanternas traseiras contam com luzes intermitentes dinâmicas.
Também surgem sistemas de assistência, como o controle de cruzeiro preditivo e o sistema de assistência de emergência para estradas de várias faixas, ambos sendo novidades absolutas na linha Skoda. No primeiro dos casos o sistema utiliza imagens da câmera montada no para-brisas e os dados do sistema de navegação para detectar os limites de velocidade e ajustar de maneira automática a velocidade do veículo. No segundo caso o veículo é capaz de controlar não só a faixa pela qual circula, como também os adjacentes para, no caso de emergência, parar de maneira controlada em um lado.
No interior tampouco surgem muitas mudanças, a tela central é agora de 9.2 polegadas e conta com uma nova versão do sistema de infotainment. Além disso, há o sistema de partida sem chave como parte do equipamento de série em todas as versões, novo sistema de recarga sem fios para smartphones, além de novos materiais e acabamentos tanto nos bancos como no resto do habitáculo.
Os renovados Superb Sedan e Superb Combi contarão com até 10 combinações distintas de mecânica e powertrain, graças aos seis motores disponíveis, três na linha diesel e três a gasolina, e as diferentes opções de transmissão, manual de seis velocidades e automática DSG de dupla embreagem e sete relações, além da opção de tração total.
Além da nova versão híbrida plug-in, surgem os motores 1.6 TDI de 120 cv e 2.0 TDI de 150 e 190 cv, enquanto que na parte gasolina surge o 1.5 TSI de 150 cv e os 2.0 TSI de 190 e 272 cv. Todas as versões mecânicas são de tração dianteira, exceto o 2.0 TDI de 190 cv, que pode contar com tração total de maneira opcional, e o 2.0 TSI de 272 cv, que só está disponível com tração total.