2022 - SONO SION

A Sono Motors está trabalhando em boa direção para materializar seu sonho de fabricar e comercializar um carro elétrico solar. O processo de projeto e desenvolvimento do novo Sono Sion segue avançando. Aos últimos anúncios realizados pela empresa devemos somar a apresentação que acaba de surgir. A Sono revelou o design de produção do novo Sion.
O design definitivo do primeiro carro elétrico solar da empresa já é uma realidade. O veículo definitivo que acabará chegando ao mercado foi mostrado no âmbito do evento ‘Celebrate to Sun’ e apresenta algumas mudanças em relação aos protótipos de validação criados até esta data pela marca.
Quanto às mudanças no design do Sion, basta dar uma rápida olhada nas imagens divulgadas pela Sono para perceber as melhorias e/ou modificações que foram aplicadas. Os grupos ópticos dianteiros e traseiros são novos. Em ambos os casos se utiliza a tecnologia LED. As maçanetas das portas são novas e foi incorporado um novo desenho de linha lateral.
A Sono optou por reduzir o número de linha do exterior e optar por superfícies mais claras. Na traseira, além das mencionadas lanternas traseiras renovadas, surge uma nova tampa traseira que também estreia uma câmera de visão posterior e uma nova tampa para a tomada de carga.
Em relação ao interior do novo Sion, somos rapidamente envolvidos por um ambiente confortável, digital e elegante. Os bancos são novos e o volante também estreia desenho. Além disso, a marca confirmou que estarão disponíveis mais cores e molduras para as guarnições que os mostrados até a data.
No que diz respeito ao sistema de propulsão do novo Sion, não estamos diante de um carro elétrico convencional. A carroceria está coberta por um total de 456 semi-células solares perfeitamente integradas e que, segundo a empresa, permitirá obter a energia suficiente para realizar deslocamentos curtos sem necessidade de ter que conectar o veículo à rede elétrica.
A energia gerada pelas células solares permitirá incrementar a autonomia estimada em 305 quilômetros em uma média de até 245 quilômetros na semana. Nas entranhas do Sion encontra-se uma bateria LFP de 54 kWh. Uma bateria cujo objetivo principal não é outro que alimentar um único motor elétrico.
Em condições ótimas, os proprietários do Sion que residam em áreas metropolitanas alemãs terão que recarregar a bateria até quatro vezes a menos que os carros elétricos convencionais com uma bateria de tamanho similar. Aliás, a bateria do novo modelo da Sono permitirá uma capacidade de carga máxima de até 75 kW em corrente contínua e de até 11 kW em corrente alternada. O veículo também contará com tecnologia V2L (Vehicle-to-Load).
O livro de reservas do novo Sion já está aberto. A marca confirmou que até o último dia 1º de julho de 2022 já acumula mais de 19.000 reservas privadas do seu primeiro modelo. São reservas confirmadas através de um pagamento inicial de 2.225 euros. O preço de venda estimado é de 25.126 euros, um valor que pode variar no momento de realizar o lançamento comercial.
A produção em série terá início, previsivelmente, no segundo semestre de 2023. Será fabricado pela Valmet em suas instalações localizadas em Uusikaupunki, na Finlândia. O objetivo de produção até o ano de 2030 está fixado em 257.000 unidades.