2017 - SPYKER C8 PRELIATOR
O tão esperado regresso da Spyker e ainda apresentando o seu Preliator C8 foi um dos pontos altos do primeiro dia do Salão de Genebra.
O nome que a empresa holandesa escolheu para o seu mais recente modelo não foi ao acaso, já que em latim Preliator significa guerreiro ou lutador. O que acaba indo de encontro ao lema da Spyker: ‘Para os persistentes, nenhum caminho é impossível’ - inscrição que aparece em latim gravado no tubo de escape, ‘Nulla tenaci invia est via’.
A simbologia acaba tendo a sua importância: a Spyker esteve na bancarrota até dezembro de 2014 e muitos não acreditavam que algum dia pudesse voltar. Mas voltou, e com o digno sucessor do C8 Aileron, lançado em 2009, também em Genebra.
O design contemporâneo do Preliator C8 utiliza alguns elementos dos modelos mais antigos, mas também enfatiza as origens do fundador da empresa: a aviação. Neste modelo, o foco da Spyker concentrou-se nas entradas de ar do estilo NACA e em modificações implementadas para reduzir o arrasto: inclusão de pequenos elementos aerodinâmicos e splitters para redirecionar o fluxo de ar de forma otimizada.
As luzes traseiras, em aço inoxidável CNC, são feitas de LED que simulam os ‘afterburners’ dos aviões de combate, enquanto a luz dos freios foi desenhada para se expandir em toda a largura do painel traseiro. Já as rodas são de 19 polegadas Turbofan.
O Preliator C8 incorpora o sistema de suspensão com uma estrutura em alumínio fornecido pela Lotus, proporcionando mais conforto e estabilidade.
Mas aquilo que se especulava sobre o Preliator C8 ser 100% elétrico acabou não se verificando: o superesportivo continua utilizando um motor V8 de 4.2 litros fornecido pela Audi com 525 cv de potência, estando disponível em duas opções: transmissão manual de seis velocidades - com relações adaptadas para o motor - ou uma transmissão automática ZF de seis velocidades com borboletas atrás do volante.