2025 - SUBARU FORESTER
Esta semana teve início o Salão de Los Angeles, e com ele chegou uma boa quantidade de lançamentos, especialmente de marcas americanas, e também outras de fora, mas com uma importante presença nos Estados Unidos. Este último caso é o da Subaru, onde modelos como o Forester já estão nesse mercado há um bom tempo e têm uma importante presença. Agora o crossover chega com uma renovação que transformou notavelmente seu aspecto, mas sem renunciar à sua essência SUV tão polivalente.
Surge assim um Forester que exibe uma parte frontal um pouco mais limpa e horizontal que a versão anterior, embora nem por isso tenha faltado caráter com uma nova grade que parece fundir-se com seus novos faróis LED muito estilizados. As linhas da carroceria também parecem ter sido suavizadas, mas mantendo a funcional silhueta de sempre. A parte traseira também exibe um aspecto notavelmente novo com dois faróis muito mais arredondados e unidos por uma linha horizontal que cruza a famosa insígnia da Subaru.
As melhorias continuam em um interior que embora seja bastante familiar evoluiu para ser mais simples e elegante que o modelo anterior, de novo com o sistema de infotainment Starlink de 11.6 polegadas disponível nos acabamentos mais altos. Tampouco faltará, é claro, o avançado sistema de assistentes à condução EyeSight da Subaru, com elementos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa. Os Forester Touring também contam com o sistema DriverFocus da Subaru que controla a atenção e a fadiga do condutor, e também com uma câmera que pode ser usada para o controle básico de gestos. Utilizando unicamente as mãos, o condutor pode subir ou baixar a temperatura no habitáculo.
Quanto às dimensões e o espaço interior, o novo Forester é bastante similar ao seu antecessor nesses aspectos, sendo ligeiramente mais longo e largo, embora com a mesma distância entre os eixos e a mesma altura livre do solo. O espaço para os passageiros é ligeiramente menor, embora o volume do porta-malas tenha crescido 5.6 litros para chegar a um total de 2.106 litros com a segunda fila de bancos rebatida.
Debaixo do capô não há surpresas. A Subaru segue confiando em seu famoso motor Boxer de 4 cilindros e 2.5 litros que oferece 180 cv e 241 Nm de torque nesta versão americana. São cifras um pouco melhores que as da versão anterior, quase imperceptíveis, que chegam de novo às quatro rodas através de uma transmissão CVT reajustada para conseguir um desempenho mais suave e silencioso segundo a marca, e pelo seu famoso sistema de tração total permanente.
O novo Subaru Forester será lançado na América do Norte no segundo trimestre de 2024.