1993 - SUBARU IMPREZA PRODRIVE McRAE & VATANEN

Recentemente foi vendido em um leilão o Subaru Prodrive 555 Grupo A de Colin McRae e Carlos Sainz. Embora não tivesse sido revelado o preço de venda, certamente que não foi nada barato, dado o histórico em competição e os pilotos que o conduziram. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de dar lances na época, talvez possam ter agora, porque será leiloado o Subaru Impreza Prodrive de 1993 de McRae e Vatanen.
Na realidade, esta é uma unidade ainda mais especial que a que foi leiloada no mês passado. Isso se deve ao fato de que se trata do primeiro Subaru Impreza WRX STI que conseguiu somar pontos no Campeonato do Mundo de Rallys. Fez isso no Rally dos 1000 Lagos de 1993, com Ari Vatanen no comando, terminando em segunda posição naquela que foi também a estreia do Impreza em competição oficial.
Terminado com a decoração azul meia-noite e amarelo cortesia do patrocinador, a empresa de cigarros 555, o Impreza registrado na época com a matrícula L 555 BAT, foi inscrito para a temporada de 1994. Durante a campanha, o carro participou em três provas diferentes, com pilotos do porte de Colin McRae e Richard Burns.
A primeira destas provas foi o Rally de Portugal, uma prova onde Carlos Sainz acabou em quarto com outro Subaru da equipe. Nesta ocasião foi o próprio McRae quem correu com o chassi 93-004, embora não pudesse terminar a corrida por um incêndio provocado após o estouro de uma linha de fluido da direção. Também não acabaria o Rally da Indonésia com Richard Burns ao volante. Nesta ocasião, se viu obrigado a retirar-se por uma falha mecânica, mas Possum Bourne, com o outro Subaru da equipe, acabaria em segundo.
A terceira participação aconteceu no Rally da Nova Zelândia. De novo, Burns no comando e um terceiro abandono. No entanto, McRae ganharia a prova com um carro idêntico. Isso foi um reflexo do potencial do Impreza e da competitividade que oferecia este modelo. Além disso, o Impreza da Prodrive conseguiria três títulos mundiais entre 1995 e 1997.
Após sua passagem pelo WRC, Possum Bourne adquiriu o veículo, o reparou e o guardou em um armazém durante dois anos. Em 1996, Bourne teve um acidente com outro Impreza, e para poder continuar a temporada, decidiu equipar seu motor no chassi 93-004. O transplante foi realizado em duas semanas e o carro foi enviado à Austrália para as etapas finais do Campeonato da Austrália, que foi ganho pelo próprio Bourne. O piloto repetiria essa façanha nas edições de 1997 e 1998 com o mesmo carro.
Depois da trágica morte de Possum Bourne em 2003 em consequência de um acidente de trânsito, o Subaru Impreza Prodrive Grupo A de 1993 foi conservado em sua configuração original e foi armazenado durante mais de uma década. Posteriormente, seria adquirido por um entusiasta dos rallys, um australiano que havia visto Bourne correr com o carro. Mais tarde, o carro foi beneficiado por uma restauração em 2017 e 2018, respeitando ao máximo os componentes e a configuração da época. Inclusive chegou a ser testado por Alister McRae, o irmão mais novo de Colin.
Agora, este ícone do Campeonato do Mundo de Rallys que teve pilotos como Vatanen, McRae, Burns e Bourne se pusieron em seu comando, será leiloado no próximo dia 24 de outubro pela Artcurial. A casa de leilões assegura que é “um dos Subaru Prodrive mais antigos que existem” com “carroceria original de 1993”. Estima-se que alcançará um preço de venda entre 450.000 e 650.000 euros.