Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Carros
  2. 2000 - SUBARU IMPREZA WRX STI S201

Carros

Carros

    Fabricantes

      Ano de Fabricação:
      até

      2000 - SUBARU IMPREZA WRX STI S201

      Voltar
      SUBARU IMPREZA WRX STI S201

      Que o Subaru WRX STI foi um dos melhores sedans esportivos japoneses de todos os tempos, é algo que ninguém pode discutir. Além de conquistar os rallys de meio mundo, o Impreza - ou simplesmente WRX em seus últimos anos - é também o carro-chefe da empresa, a joia da coroa do fabricante japonês. Um produto tão popular como este deu como resultado uma infinidade de versões, edições especiais e modelos raros, como o Subaru Impreza WRX STI S201 do ano de 2000, que é o carro que abordaremos hoje.

      Para nos colocarmos no contexto, temos que voltar aos últimos anos do século XX e também aos últimos vestígios de vida do Impreza de primeira geração (GC). Embora o Subaru Impreza STI 22B levasse todo o protagonismo desde 1998, principalmente porque celebrava o 40º aniversário da marca, a verdade é que a Subaru e seus engenheiros decidiram deixar-se levar pelo frenesi da cultura do ‘tuning’ e as modificações extremas que começavam a aflorar em alguns mercados, e lançar uma edição limitada que, de alguma maneira, seria essa ave rara de produção limitada com a qual se dizia adeus ao Impreza GC.

      Embora o Subaru Impreza GD (segunda geração) se encontrasse em fase de desenvolvimento acertando seus últimos detalhes antes de entrar em produção no ano de 2000, os responsáveis máximos da empresa decidiram pegar a carroceria de um Impreza WRX STI RA e uma equipe de engenheiros, para que fosse criado algo mais radical, atrevido e extremo sobre a base de um Impreza de quatro portas.

      Após meses de duro trabalho nas instalações da Subaru, a equipe já tinha preparado um protótipo para se despedir do milênio no Salão de Tokyo de 1999, o Subaru Electra One Concept. Sua carroceria havia recebido um completo kit de carroceria inspirado na competição, com novos para-choques, saias laterais, rodas, faróis, entradas de ar no capô e no teto, além de um enorme aerofólio traseiro que radicalizava ainda mais a forma original que mostrava o Impreza STI 22B.

      Mas esta mistura de novos componentes estéticos tinha um papel fundamental na aerodinâmica do Impreza, algo muito diferente ao que ocorria com os carros modificados no início de 2000. Ao contrário do que pensaríamos hoje com um carro como o Electra, os visitantes do evento japonês em 1999 ficaram tremendamente impressionados com o design do protótipo e deram o impulso necessário para que a Subaru lançasse uma edição especial deste modelo que pudesse ser adquirido nos concessionários.

      Foi então que a Subaru decidiu transferir este radical kit de carroceria do Electra One Concept ao WRX para criar o Subaru Impreza WRX STI S201. Esta edição limitada, que teve uma produção de apenas 300 unidades, contava então com o para-choque dianteiro do protótipo, que teve seu tamanho reduzido e foram integrados novos faróis antineblina. Também foram eliminadas as coberturas dos faróis para deixar o quadro óptico original descoberto.

      A partir da lateral, o STI S201 praticamente não muda em relação ao Electra, enquanto que na traseira surge um enorme aerofólio de duas fases projetado para reduzir a resistência e melhorar a carga aerodinâmica no eixo traseiro, embora tenha perdido os apêndices situados na parte exterior do spoiler. Ao mesmo tempo foi instalado um novo difusor traseiro com função aerodinâmica e as lanternas traseiras perderam a tonalidade escura do protótipo para mostrarem-se completamente originais.

      Outros detalhes no exterior do S201 podemos encontrar no sistema de escape com o logotipo STI, nos logotipos ‘S201’ no capô, nas saias laterais e na tampa do porta-malas, nas rodas em dourado, na entrada de ar sobre o capô para mandar ar frio diretamente ao intercooler (a entrada de ar sobre o teto foi eliminada), acompanhado de dois respiradores adicionais de cada lado. A carroceria recebia um acabamento na cor prata e os retrovisores de menor tamanho no tom preto. Também foram implementados alguns ajustes na suspensão, com novos componentes terminados no tradicional rosa da STI.

      O interior também recebeu alguns ajustes específicos para esta versão especial do Impreza STI GC. Entre eles se incluem um quadro de instrumentos com o fundo azul e os logotipos STI, uma placa numerada da edição limitada, os clássicos bancos azuis com os logotipos, também presentes na alavanca de câmbios e um volante especial MoMo preto com costuras em vermelho.

      Debaixo do capô, os engenheiros da Subaru fizeram uma série de modificações menores sobre a base do conhecido motor EJ20 de 4 cilindros boxer e 2.0 litros sobrealimentado. O propulsor alcançava os 300 cv de potência a 6.500 rpm, com um torque máximo de 353 Nm disponíveis a partir das 4.000 rpm. Por sua vez, estava acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades e ao já clássico sistema de tração total permanente da Subaru, com os quais era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos.

      O Subaru Impreza WRX STI S201 2000 não era uma edição limitada tradicional como o RA, já que sua produção de somente 300 exemplares foi comercializada exclusivamente no mercado japonês, estava disponível somente na cor prata metalizado da empresa e tinha um preço de 3.9 milhões de ienes, o que equivale a um valor em torno de 194.000 reais.

      Compartilhe:

      • Facebook
      • Twitter
      • WhatsApp
      • E-mail

      Galeria de imagens

      2000 - SUBARU IMPREZA WRX STI S201

      Notícias relacionadas a - SUBARU IMPREZA WRX STI S201

      26/05/2020

      SUBARU IMPREZA WRX STI S201: QUANDO A SUBARU DEIXOU OS SEUS ENGENHEIROS LIVRES PARA CRIAR

      Ir para a página inicial
      • Notícias
      • Fabricantes
      • Carros
      • Contato
      • Sobre
      • Termos de uso

      Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

      “PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

      © PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

      Compartilhe por e-mail

      1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

      Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter