2005 - SUBARU IMPREZA WRX STI SPEC C

A história do Subaru Impreza WRX STI está estreitamente ligada ao mundo dos rallys. Desde o início até os últimos dias do modelo de produção, o Impreza WRX STi era, junto com o lendário Lancer Evolution, a forma mais rápida de conduzir um carro de rallys pelas ruas. E agora, você também tem a oportunidade de conduzi-lo, se pagar o que pedem por esta unidade. Acaba de sair à venda este Subaru Impreza WRX STI Spec C de 2005 com 60.000 quilômetros rodados.
Entre as várias edições especiais que oferecia o Impreza Hawkeye encontrava-se o Spec C. A produção limitou-se a somente 1.000 exemplares produzidos entre 2004 e 2005, e que estavam disponíveis unicamente para o mercado japonês. Era 90 quilos mais leve que o STI padrão e equipava uma suspensão com uma nova configuração, freios mais potentes e algumas melhorias mecânicas.
Debaixo do capô, a Subaru instalou um motor boxer de 4 cilindros e 2.0 litros que entregava 280 cv de potência e 422 Nm de torque máximo. A potência era enviada às quatro rodas através de uma transmissão manual de 6 velocidades e um diferencial central. De fábrica exibia rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento dourado (prateado para a versão Spec C RA ainda mais radical), no entanto, podiam ser mudadas se fosse adquirido o pacote opcional.
Denominado Competition package, este kit substituía as rodas originais por outras de aço de 16 polegadas com pneus 205/55. Prescindia do sistema ABS e apresentava um diferencial central mecânico. Esta configuração era a base perfeita para aqueles condutores que tinham a intenção de competir em rallys com seu Impreza. Além do aerofólio traseiro duplo e a entrada de ar sobre o capô, também exibia uma entrada de ventilação no teto com especificações WRC.
Para torná-lo mais leve, foram dispensados o ar-condicionado e os vidros elétricos. Também foram instalados vidros mais finos, um porta-malas de alumínio e menos isolamento acústico. A edição especial Subaru Impreza WRX STi Spec C era o mais próximo a um carro de rally que podia ser conduzido pelas ruas em 2004/2005. As 1.000 unidades eram destinadas ao mercado japonês, de modo que todas equipam o volante à direita.
Esta unidade em particular também inclui o Competition package previamente descrito. Está à venda através do eBay, onde o anúncio assegura que acumula 60.000 quilômetros após mais de 15 anos de uso. Foi importado recentemente ao Reino Unido do Japão e conta com um histórico de manutenção completo, três chaves, manuais e documentação original. Está sendo vendido por 28.995 libras esterlinas (210.000 reais).