2023 - SUBARU SOLTERRA

No ano passado a Subaru apresentou um protótipo que, embora não tivesse nome, adiantava as bases do seu primeiro veículo 100% elétrico e como não poderia ser de outra forma tratava-se de um SUV. A marca assegurou que este modelo ecológico terá um tamanho similar ao do Forester e fará parte do segmento C, assentando-se sobre uma inovadora plataforma modular que está sendo desenvolvida conjuntamente com a Toyota. Pois bem, já conhecemos seu nome: Subaru Solterra, e estas são suas primeiras imagens oficiais.
Com a apresentação desse irmão do Toyota bZ4X já podemos conhecer todos os detalhes de um SUV que chegará ao mercado em meados de 2022, ao mesmo tempo no Japão, Estados Unidos, Canadá, Europa e China. Estamos, portanto, diante de um modelo global que pouco a pouco foi insinuando suas linhas, até que finalmente mostrou-se ao natural para exibir uma estética muito parecida à do citado bZ4X, modelo com o qual compartilha a maioria de seus elementos tanto mecânicos como visuais.
No entanto, a Subaru quis dar ao Solterra uma frente diferente, pois destaca-se uma grade de grandes dimensões que, obviamente, é coberta, assim como um para-choque com uma tela inferior diferente e a inclusão de luzes antineblina redondas. De resto, seu nariz afilado, os grandes arcos de roda e suas lanternas traseiras estendidas até o para-choque lembram o seu irmão e o mesmo acontece com o interior. O habitáculo é liderado por uma generosa tela do sistema de infotainment que vem acompanhada de diversos botões tácteis e um console central elevado, assim como por um quadro de instrumentos digital localizado ao fundo do painel.
Como dissemos, este veículo está baseado sobre a Plataforma Global e-Subaru, que foi criada conjuntamente com a Toyota. Esta arquitetura permitirá fabricar diferentes tipos de veículos elétricos de maneira eficiente ao combinar múltiplos módulos e componentes, como as partes dianteira, central e traseira de um automóvel. Embora as duas empresas tenham colocado todos os seus conhecimentos sobre a mesa na hora do desenvolvimento, o objetivo da Subaru foi alcançar uma segurança passiva superior e melhor estabilidade do veículo. Cabe lembrar que essa arquitetura também está presente no recém-apresentado Toyota bZ4X.
“Não só a plataforma do Solterra foi desenvolvida conjuntamente por Subaru e Toyota, mas também uma ampla gama de elementos que incluem o planejamento do produto, seu design e seu desempenho. Neste desenvolvimento, as duas empresas aportaram seus respectivos pontos forte, como a já conhecida tecnologia de tração total (All Wheel Drive) da Subaru e a excepcional tecnologia de eletrificação de veículos da Toyota, para criar um novo SUV com atributos que só um veículo totalmente elétrico pode oferecer”, destaca o fabricante japonês.
Quanto às características do Subaru Solterra, mede 4.690 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.650 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.850 mm. O seu peso é de 1.930 kg (2.020 na versão AWD). Sua motorização elétrica entrega uma potência de 204 e 218 cv e o bloco surge acoplado a uma transmissão automática de uma única relação.
Na hora de impulsionar o veículo, a solução utilizada pela Subaru é a mesma da Toyota, de maneira que o cliente poderá escolher entre versões de tração dianteira ou total, com um ou dois motores elétricos disponíveis. No primeiro caso, o Solterra desenvolve 204 cv de potência, enquanto que no segundo a cifra se eleva até os 218 cv. Como não poderia ser de outra forma, o sistema AWD X-Mode da marca está presente, com o objetivo de melhorar a tração em superfícies deslizantes, assim como uma nova função Grip Control que proporciona estabilidade adicional em alta velocidade.
A eletricidade do Solterra vem de um pacote de baterias de íons de lítio de 71.4 kWh, o que dá ao SUV uma autonomia máxima de até 530 km, cifra que corresponde à versão de tração dianteira. Quanto à carga, a Subaru não oferece estimativas de tempo, mas o SUV pode conectar-se à rede elétrica em corrente contínua com potencias de até 150 kW.
A denominação escolhida pela Subaru foi criada unindo as palavras ‘SOL’ e ‘TERRA’, dois termos latinos. Com este nome, a marca japonesa apresenta sua particular homenagem à mãe natureza e seu desejo de promover ainda mais a coexistência com a mesma, “oferecendo a seus clientes o melhor da tradicional capacidade de poder ir a qualquer lugar em um veículo totalmente elétrico”.
Para conhecer a versão com volante à esquerda será preciso esperar até o próximo dia 17 de novembro, data em que abrirá as portas o Salão de Los Angeles 2021.