2022 - TATA NEXON EV

O TATA Nexon EV pode orgulhar-se de ser um autêntico êxito de vendas no ainda incipiente mercado indiano de veículos elétricos. Atualmente, o pequeno SUV da TATA representa aproximadamente 60% de todos os automóveis elétricos vendidos na Índia. Com o objetivo de consolidar essa posição dominante e, sobretudo, dar um novo impulso em suas vendas, a marca trabalha em uma importante atualização.
A chave do sucesso do Nexon EV foi, entre outras coisas, a excelente relação entre preço e desempenho. É um dos veículos elétricos mais acessíveis de sua categoria e se chegasse a ser vendido no ocidente, tornaria as coisas muito difíceis para os crossovers elétricos pequenos que podem ser encontrados nos concessionários.
Embora o modelo atual tenha uma bateria de 30.2 kWh que lhe confere uma autonomia menor que a de seus rivais diretos, o modelo da TATA supre essa carência com um preço de venda mais acessível. E em um mercado como o indiano, o fator preço segue sendo determinante. Inclusive na hora de adquirir um veículo elétrico. Levando em conta que o habitat natural do Nexon EV é o ambiente urbano, os condutores que estão apostando neste modelo têm um segundo automóvel com motor a combustão.
O carro elétrico desempenha atualmente um papel muito secundário na Índia. No entanto, as previsões de crescimento a curto prazo são muito promissoras. Portanto, a TATA quer evitar o risco que significa manter em carteira um modelo com baixa autonomia, considerando que outros grupos da indústria automobilística local, como é o caso da Mahindra, já colocaram em marcha ambiciosos planos de eletrificação.
Por esse motivo, e para responder aos pedidos de seguidores da marca, a TATA enriquecerá a linha Nexon EV com uma nova versão de longo alcance. Uma versão que estará equipada com uma bateria de 40 kWh. De acordo com a mídia indiana especializada, o novo Nexon EV de 40 kWh renunciará parte de seu porta-malas para poder acomodar a bateria de maior capacidade.
O SUV elétrico da TATA será capaz de anunciar uma autonomia de 400 km. Uma cifra que se reduzirá aproximadamente a 300 km em condições de uso real. Com esta melhoria, o Nexon EV estará em condições de enfrentar o MG ZS EV e o Hyundai Kona Electric, seus rivais mais diretos da longínqua Índia.
A atualização não se concentrará exclusivamente em aumentar a capacidade da bateria. A TATA realizará outros ajustes, como a incorporação de um seletor de níveis de retenção durante a frenagem. Também aproveitará para somar à oferta novas rodas e outros equipamentos igualmente destacáveis.