2018 - TECHNOIMPULSE ROCKET Z

Surge mais um todo-terreno anfíbio russo no mercado. Denominado Technoimpulse Rocket Z 210-91, esse monstro off-road conta com um motor central e pode transportar até nove passageiros.
A imagem exterior não deixa dúvidas de que se trata de um veículo radical. Para isso muito contribuem os enormes pneus rugosos - pressão pode ser regulada a partir do habitáculo - e a pintura camuflada, isto sem falar do aspecto angular, da escada lateral e do ‘roof rack’ no teto.
Alimentando tudo isso há um motor turbo diesel de 2.5 litros de quatro cilindros - de origem Hyundai - que está disponível com dois tipos de potência distintos: 82 cv e 196 Nm ou 100 cv e 230 Nm. Em qualquer dos casos esse motor diesel surge acoplado a uma transmissão de cinco velocidades e a um sistema de tração total com bloqueios de diferencial.
Com 4.89 metros de comprimento e uma altura liver do solo de 60 centímetros, o Rocket Z tem um ângulo de ataque e de saída de 52 graus, podendo-se dizer que é capaz ir a todo lado. Está longe de ser rápido, mas tem um tanque de combustível de 100 litros que lhe garante uma autonomia razoável.
Se o exterior impressiona, o mesmo se pode dizer do interior, que pode ser configurado de várias formas distintas e transportar até nove pessoas. Na frente, apenas o banco do condutor é fixo, com um segundo menor podendo ser montado. A segunda linha de bancos está montada sobre o motor e a terceira nas laterais do veículo, sendo que podem deslizar e criar uma área plana como uma cama.
De acordo com o fabricante russo, o Rocket Z é a ‘arma’ ideal para a proteção de recursos naturais ou para o controle de fronteiras. O veículo é oferecido ao público por um preço equivalente a 315 mil reais mais os impostos.